Comissão aprova proposta que obriga divulgação do valor arrecadado com multas de trânsito

Projeto de Lei do deputado Weliton Prado (PT-MG) exige que a União, os Estados e os municípios divulguem a cada trimestre a destinação dos recursos

Câmara analisa regras para sinalização do trânsito durante realização de obras
Comissão aprova fiança em caso de multa de trânsito para veículo licenciado no exterior
Deputados definem frete mínimo para o transporte rodoviário

A Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (31/8) a proposta do deputado Weliton Prado (PT-MG), que obriga a União, os Estados e os municípios a divulgarem a cada trimestre os valores arrecadados com multas de trânsito, além da destinação desses recursos.

A divulgação deverá ocorrer de acordo com regulamentação feita pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O Projeto de Lei foi acatado na forma do substitutivo do relator, o deputado Jose Stédile (PSB-RS). O parlamentar defendeu a proposta, mas mudou o texto para inserir a mudança no próprio Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/97).

“Ao obrigar que os valores arrecadados e sua destinação sejam amplamente divulgados, a proposição oferece à sociedade a oportunidade de fiscalizar a aplicação e cobrar que os recursos sejam investidos nas finalidades estabelecidas”, diz.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito,  esses recursos devem ser usados exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo,
policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Com informações da Agência Câmara

COMMENTS