Câmara discutirá concessão de trecho da BR-101

Audiência pública promovida pela Comissão de Minas e Energia acontecerá nesta quinta-feira (1/9)

Grupo Columbia inaugura centro de distribuição em Cariacica (ES)
ANTT suspende cobrança de pedágio da BR-101 em Palhoça (SC)
Consórcio Rodovia da Vitória vence leilão de trecho da BR-101

Será discutida nesta quinta-feira (1/9), pela Comissão de Minas e Energia, a concessão para a empresa Autopista Fluminense do trecho da BR-101 localizado entre o Rio de Janeiro e Campos. A audiência pública foi proposta pelo deputado Dr. Aluizio (PV-RJ).

“Essa rodovia é muito utilizada para transporte de cargas, muitas vezes perigosas, e também de cargas que excedem os limites normais de dimensão, necessitando inclusive de batedores. Essa situação coloca em risco a vida de milhares de brasileiros, não só os que transportam essas cargas, mas também de famílias que usam habitualmente aquela estrada”, diz o parlamentar.

Aluizio ainda acrescenta que é contraditório conceder a pista e iniciar a cobrança dos pedágios antes que obras relevantes de manutenção e segurança sejam realizadas. . Afinal, durante as obras, os riscos aos usuários da via até aumentam. “Além disso, é de conhecimento público a insatisfação dos usuários com essa cobrança, pois a sociedade, além de pagar os impostos, como o IPVA, acaba financiando também parte das obras”, diz.

Foram convidados para a audiência representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da empresa Autopista Fluminense.

Com informações da Agência Câmara dos Deputados

COMMENTS