Câmara aprova registro de quilometragem percorrida do veículo no licenciamento

Medida conteria a ação de proprietários que reduzem a quilometragem mostrada no painel para se beneficiarem na venda do automóvel

Política de preços mínimos para transporte de cargas vem sendo discutida na Câmara
Projeto quer financiar CNH dos mais pobres com dinheiro de multas de trânsito
Dirigir fumando poderá ser considerado infração de trânsito grave

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou no dia 23/8 o projeto de Lei que determina que a quilometragem percorrida pelos veículos seja anotada anualmente no documento de licenciamento.

Medida tem a como finalidade conter a ação de proprietários que reduzem a quilometragem mostrada no painel para se beneficiarem na venda do veículo.

O Projeto de Lei 3740/08, de autoria do deputado Jefferson Campos (PSB-SP), segue para análise do Senado, caso não haja recurso para sua tramitação no Plenário. Proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e obriga os Detrans de todo o País a informarem a quilometragem rodada no Certificado de Licenciamento Anual. A proposta prevê a criação de um campo específico destinado a esta informação.

Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), relator do Projeto, disse que são comuns casos de pessoas que adulteram o hodômetro para indicar a quilometragem total menor que a percorrida pelo veículo.

“São pessoas inescrupulosas que enganam o eventual comprador. Para dificultar a fraude, as montadoras têm colocado um lacre de segurança no marcador de quilometragem. Entretanto, um leigo não consegue perceber quando esse lacre foi violado”, completou.

Com informações da Agência Câmara

COMMENTS