Rumo Logística anuncia projeto de negócio bilionário

Rumo Logística anuncia projeto de negócio bilionário

Empresa do grupo Cosan apresentou nesta semana um pacote com investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão

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A Rumo Logística, empresa pertencente ao grupo Cosan, divulgou nesta semana seu projeto de investimentos de R$ 1,3 bilhão. A ação tem como objetivo potencializar a prestação de serviço logístico da companhia e transformar o modal de transporte de açúcar produzido na região Centro-Sul paulista ao Porto de Santos de rodoviário para ferroviário.

O projeto está em linha com o Plano Diretor de Desenvolvimento de Transportes do Governo do Estado de São Paulo e tem por objetivo transportar 11 milhões de toneladas de açúcar por ano por ferrovia até 2013.

Também foi anunciado o início das obras do terminal de Itirapina (SP). Serão investidos R$ 200 milhões na obra.

“O início das obras do Terminal de Itirapina, integrado a todas as ações da Rumo que estão em curso, mostram nosso compromisso tanto com a eficiência logística como com a melhoria das condições de vida da população” diz Julio Fontana, presidente da Rumo Logística. “Com a reversão de modais, estimamos retirar até 30 mil caminhões das estradas por mês, o que diminuirá consideravelmente a emissão de CO2”, conclui o executivo.

Porto de Santos

Também sob aprovação um projeto de cobertura para o terminal da empresa em Santos. Com previsão de conclusão até o final de 2012, a cobertura cobrirá o berço de atracação do Terminal Sul, com dimensões de 138 m de comprimento e 76 m de altura. A estrutura será revestida com uma membrana que captará águas de reúso.

A cobertura foi desenhada para atender as maiores embarcações de carga existentes, como os navios Panamax e Cape Size, que transportam de 80 até 120 mil toneladas.

A Rumo implementará no Terminal Norte um Ecoloading, que consiste na instalação de uma cobertura de tecido especial retrátil que será acionada em dias de chuva, possibilitando o embarque de açúcar a granel.

Vagões e locomotivas

Os terminais da Rumo Logística em Santos estão recebendo locomotivas novas desde fevereiro deste ano, as 50 unidades que estão sendo entregues são produzidas pela GE.

A Rumo também conta com 739 vagões produzidos pela Amsterd Maxion e pela Randon. Com a utilização destes euipamentos, o processo de descarregamento do produto é feito em até dois minutos.

Investimento em via permanente

Os investimentos também estão sendo canalizados para melhorias na via permanente que leva até o porto de Santos, duplicando alguns trechos, expandindo e modernizando outros, em conjunto com a concessionária ALL. Além disso, também está sendo estudada a possibilidade de reativar trechos antes inoperantes, como o ramal Colômbia. A obra resolveria o que talvez seja maior gargalo ferroviário do País.

Terminais

O terminal de Sumaré tem 300 mil toneladas de capacidade em armazéns horizontais e 107 mil toneladas de capacidade estática em silos verticais, além de 300 mil m² de área para contêineres.

Além deste há também o terminal de Barretos, que opera com 2,5 milhões de toneladas de movimentação anual, e o de Jaú, com 1,2 milhões de movimentação anual.

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