Iveco desenvolve simulador de caminhão

A partir de uma cabine original do Stralis NR Eurotronic, condutor virtual pode fazer percurso de cerca de cinco quilômetros

Paralisação dos caminhoneiros prejudica trânsito na Dutra (RJ)
Indústria de implementos rodoviários acumula queda de quase 11% em 2014
Fretebras cria sistema de avaliação entre empresas e caminhoneiros

A Iveco criou um simulador de caminhão adaptado dentro de uma cabine original do Stralis NR Eurotronic. O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Iveco, a agência Domínio Público, a Edag e a Pixel Labs.

“Estamos levando para o cidadão comum a sensação verdadeira de dirigir um caminhão estradeiro e acreditamos que esta é uma ação inovadora pela qualidade do produto”, diz Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco.

O jogo de direção funciona com um trajeto projetado no vidro frontal da cabine por meio de um retroprojetor externo. A impressão visual é a de um cinema interativo.

“A imagem é muito mais viva dentro da cabine e ocupa por completo todo o para-brisa Dentro da coluna de direção criada, está acoplado o joystick que possibilita o funcionamento do volante e dos pedais do acelerador e freio, outros itens que estão com as mesmas dimensões dos originais. Esse conjunto é que permite a sensibilidade perfeita da direção”, explica Guilherme Goulart, gerente de projetos da Pixel Labs, empresa que criou o software do jogo.

Para fazer com que o motorista tenha a impressão de estar a bordo de uma cabine original, foram adotados vários estímulos sensoriais. Para iniciar o jogo, pede-se o uso do cinto de segurança. Pode-se ligar as luzes internas, abrir os diversos porta-objetos, ajustar a melhor posição do banco, dentre outras opções. Também é possível andar em marcha à ré e manobrar o veículo para simular uma baliza.

“Desenvolvemos um programa que levou em conta diversos tipos de topografia, como reta, curva simples, curva acentuada, curva em ‘S’, descida longa e subida acentuada”, conta Guilherme.

Durante a simulação

Ao iniciar, o motorista terá a missão de ‘conduzir’ o Iveco Stralis NR Eurotronic em um trajeto de aproximadamente cinco quilômetros, que sai da fábrica da Iveco e leva a carga até uma transportadora. Durante a viagem virtual, uma narração vai indicando o que o condutor deve fazer.

Para finalizar a missão, ao chegar ao pátio da transportadora, o “motorista-virtual” pode manobrar para estacionar e depois é orientado pela narração do jogo a puxar o freio de estacionamento e colocar o câmbio em posição “N” (Neutro).

O equipamento está exposto no aeroporto de Confins (MG) desde 16 de maio e permanecerá no local por 30 dias. A visitação é aberta ao público.

COMMENTS