Iveco apresenta protótipo de caminhão bicombustível

Iveco apresenta protótipo de caminhão bicombustível

Caminhão é dotado de tecnologia que permite redução no consumo do óleo diesel pela adoção do etanol, podendo ser 100% reversível ao combustível de petróleo

Governo deve antecipar aumento da mistura de biodiesel no diesel
Governo federal estuda incentivos para armazenagem de etanol
Governo sanciona lei que amplia quantidade de biodiesel no diesel para 6%

A Iveco, em parceria com a FPT Industrial, a Bosch e a Raízen, apresentou um protótipo dotado de nova tecnologia que permite redução no consumo do óleo diesel pela adoção do etanol.

O Iveco Trakker Bi-Fuel Ethanol-Diesel conta com motor que pode ser 100% reversível ao diesel, o que pode gerar economia no custo de combustível por quilômetro rodado.

A nova tecnologia permite a substituição do diesel pelo etanol em taxas variáveis de acordo com a utilização do caminhão, podendo chegar a 85% em alguns. A taxa média de substituição do diesel no protótipo chega a 40%, e, ao mesmo tempo, oferece um ganho econômico médio de 6% para o operador.

O veículo passará testes de campo, realizados em parceria com a Raízen, joint-venture entre Shell e Cosan, que já a partir deste mês de maio vai utilizá-lo engatado a um implemento bi-trem para transporte de vinhaça durante a safra de 2011. O teste será realizado na Usina da Barra, localizada em Barra Bonita (SP).

O protótipo do Iveco Trakker Bi-Fuel é um cavalo mecânico com tração 6×4 para até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

COMMENTS