Iveco apresenta protótipo de caminhão bicombustível

Iveco apresenta protótipo de caminhão bicombustível

Caminhão é dotado de tecnologia que permite redução no consumo do óleo diesel pela adoção do etanol, podendo ser 100% reversível ao combustível de petróleo

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A Iveco, em parceria com a FPT Industrial, a Bosch e a Raízen, apresentou um protótipo dotado de nova tecnologia que permite redução no consumo do óleo diesel pela adoção do etanol.

O Iveco Trakker Bi-Fuel Ethanol-Diesel conta com motor que pode ser 100% reversível ao diesel, o que pode gerar economia no custo de combustível por quilômetro rodado.

A nova tecnologia permite a substituição do diesel pelo etanol em taxas variáveis de acordo com a utilização do caminhão, podendo chegar a 85% em alguns. A taxa média de substituição do diesel no protótipo chega a 40%, e, ao mesmo tempo, oferece um ganho econômico médio de 6% para o operador.

O veículo passará testes de campo, realizados em parceria com a Raízen, joint-venture entre Shell e Cosan, que já a partir deste mês de maio vai utilizá-lo engatado a um implemento bi-trem para transporte de vinhaça durante a safra de 2011. O teste será realizado na Usina da Barra, localizada em Barra Bonita (SP).

O protótipo do Iveco Trakker Bi-Fuel é um cavalo mecânico com tração 6×4 para até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

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