Iveco lança extrapesado com câmbio automatizado

Iveco lança extrapesado com câmbio automatizado

Novo caminhão promete ajudar transportadoras a enfrentar a crise de mão de obra com dirigibilidade estável e desempenho econômico

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A Iveco acaba de anunciar mais um lançamento para o mercado brasileiro de caminhões. A montadora traz o novo Stralis NR Eurotronic, cavalo mecânico extrapesado com 460 cavalos de potência, câmbio automatizado de 16 velocidades e versões 4×2, 6×2 e 6×4.

Equipado com transmissão automatizada ZF, o Stralis NR Eurotronic traz alguns atributos que a Iveco considera essenciais para o atual mercado de transportes brasileiro. Com a grande dificuldade das transportadoras em encontrar motoristas qualificados capazes de conduzir os caminhões com destreza e economia ao mesmo tempo, a montadora lança um caminhão com motor e transmissão inteligentes, que poderão ajudar a nivelar por cima o padrão de desempenho dos condutores.

Para isso, o Stralis NR Eutotronic traz uma engenhosa combinação de tecnologia e inteligência no casamento do motor e do câmbio, que promete economia de até 7% no consumo de combustível e diversas facilidades de dirigibilidade.

O modelo chega ao mercado com um câmbio de 16 marchas da ZF que dispensa totalmente o pedal de embreagem. A troca de marchas é comandada por um sistema eletrônico que mantém o motor sempre no giro ideal, gerando economia e constância no desempenho.
O presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu, disse no lançamento, ocorrido nesta semana na Bahia, que este é mais um produto que traz as sugestões dos clientes. “Ouvimos o cliente mais uma vez e o resultado é um produto excelente que o mercado está pedindo”, disse.

A Iveco planeja vender 3 mil unidades do Stralis com transmissão automatizada, cerca de 40% de sua produção no segmento de extrapesados. “A Iveco já conquistou um share de 13% no segmento de extrapesados e nossa expectativa é atingir 15% ainda este ano. Este é mais um produto que nos ajudará a manter este crescimento. O grande gargalo de falta de mão de obra no setor de transportes é uma preocupação e o novo Stralis vem para auxiliar na solução deste problema, pois a qualidade do motorista é nivelada por cima, já que o caminhão tem diversos recursos para obter o máximo desempenho”, disse Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas da Iveco.

Segundo Marcelo Motta, engenheiro da Iveco, o projeto do Stralis NR Eurotronic levou um ano para ser adaptado às condições da América Latina e segue uma tendência de necessidade do mercado. Em sua primeira utilização no Brasil em veículos comerciais, a caixa ZF AS-Tronic (como é chamada pelo fabricante) é o “estado da arte” em transmissão automatizada. Sua aplicação no Iveco Stralis NR Eurotronic foi precedida de um inédito trabalho de parceria entre a Iveco e a ZF, para a sincronização das centrais eletrônicas do motor e da transmissão, fazendo com que o conjunto powertrain trabalhe como se fosse um só, maximizando tanto a eficiência energética quanto o poder de frenagem de ambos. “Este é mais um exemplo da maturidade da engenharia brasileira da Iveco”, opina Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da empresa. “Nossos testes mostram que conseguimos juntar menor consumo e mais segurança no mesmo pacote”, diz Mastrobuono.

O acionamento da transmissão se dá por meio de teclas no painel (com a tradicional nomenclatura “D”, “N”, “R”). E o sistema elimina completamente a necessidade do pedal de embreagem. “Basta apertar a tecla D e acelerar. O câmbio automatizado é inteligente e escolhe a marcha certa para a hora certa, com engates suaves e precisos, permitindo uma condução mais confortável, econômica e eficiente do caminhão”, explica Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto da Iveco.

Outro fator de economia (e segurança) é o Iveco Downhill Control (DHC). Esse sistema “inteligente” baseia-se na troca de informações entre as centrais eletrônicas do motor e da transmissão e “sabe o que fazer e quando”. Por exemplo: se o Iveco Stralis NR Eurotronic termina de subir uma elevação de terreno e começa a descer, e o motorista não indica nenhuma intenção de frear seu movimento, o sistema sobe rapidamente para a 16ª marcha e faz o cut off do combustível, para tirar total proveito da aceleração gravitacional. Assim, o caminhão embala, ganha velocidade mais rapidamente, com consumo zero, sempre de forma controlada, pois a transmissão estará sempre engatada.

“Ao final, com todos esses sistemas mais a troca automatizada de marchas, o Iveco Stralis NR Eurotronic faz com que a média de consumo de um ótimo motorista fique ainda melhor. E que a média de um motorista ainda em fase de maturação melhore consideravelmente”, explica Cristiane Nunes.

O preço sugerido pela Iveco para o Stralis NR Eurotronic de 460 cavalos é de R$ 430 mil para a versão 4×2, R$ 457 mil para a versão 6×2 e R$ 542 mil para a versão 6×4.

A reportagem do Portal Transporta Brasil viajou à Bahia a convite da Iveco para cobrir o lançamento do Stralis NR Eurotronic.

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