Índice de Variação da Arrecadação Tributária de janeiro deste ano atinge 21,73 pontos percentuais

Divulgado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), número expõe tendência anual de mais um recorde de arrecadação tributária

Detran-SP investe só 0,05% do dinheiro de multas em educação para o trânsito
IBPT lança novo sistema de medição de tributos
Arrecadação com IPVA alcançará marca de R$ 32,7 bi neste ano

O IVAT (Índice de Variação da Arrecadação Tributária), lançado em fevereiro pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) é um novo método de medição econômica e inflacionária. Com isso, serão divulgados os números de cada mês com o intuito de apurar percentualmente a variação da arrecadação  de tributos pela União, Estados e Municípios, ou seja, qual o crescimento mensal e anual dos valores recolhidos aos cofres públicos.

Ontem (1/3), o Instituto apresentou o IVAT de janeiro, que ficou em 21,73%. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o índice registrou um crescimento nominal de 21,73%.

Em janeiro de 2009, foi de 0,44%; enquanto em janeiro de 2008, foi de 21,45%; em janeiro de 2007, foi de 13,94%; e em janeiro de 2006, 7,39%.

“Apesar de termos o resultado do primeiro mês do ano, o IVAT de janeiro de 2011 apresenta um crescimento nominal de 21,73%, o que, mantidas as mesmas condições conjunturais, indica que poderemos ter ao final deste ano, mais um recorde de arrecadação tributária em nosso País”, comenta o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.

COMMENTS