Grupo de empresas investirá R$ 6 bilhões no transporte multimodal de etanol

Grupo de empresas investirá R$ 6 bilhões no transporte multimodal de etanol

Logum Logística S.A., formada pela Petrobras, Cosan, Copersucar, Odebrecht, Camargo Correa e Uniduto Logística, será responsável pela construção de sistema logístico que envolve poliduto, hidrovias, rodovias e cabotagem

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Foi firmado nesta semana um acordo que visa à criação da empresa que será responsável pela implementação de um sistema logístico multimodal para transporte e armazenagem de etanol, a Logum Logística S.A. No início, o capital social da nova companhia será de R$100 milhões.

A sociedade anônima é composta por ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal. Desta forma, a megaempresa terá as participações de: Petrobras, 20%; Copersucar S.A., 20%; Cosan S.A. Indústria e Comércio, 20%; Odebrecht Transport Participações S.A., 20%; Camargo Correa Óleo e Gás S.A., 10%; Uniduto Logística S.A., 10%.

A empresa será a responsável pela construção, desenvolvimento e operação do sistema que envolverá poliduto, hidrovias, rodovias e cabotagem. O Sistema Multimodal de Logística de Etanol terá aproximadamente 1.300km de extensão e passará por 45 municípios, ligando regiões produtoras de etanol nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso à Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo. Cerca de R$ 6 bilhões serão investidos na iniciativa, até 2020.

Parte do sistema será composto por um duto que ficará instalado entre as regiões de Jataí (GO) e Paulínia. O primeiro trecho entre Ribeirão Preto e Paulínia teve inicio em novembro passado com as primeiras contratações de serviços, projetos e instalações. Veja o mapa:

O sistema dutoviário será integrado ao sistema de transporte hidroviário existente na bacia Tietê-Paraná. Os comboios de transporte, compostos pelas barcaças de cargas e os barcos empurradores, serão construídos e operados pela Transpetro, empresa que deverá também operar os dutos do sistema a serviço da Logum Logística S.A.

A combinação dos modais dutoviário e hidroviário tem como finalidade a racionalização do processo de transporte do etanol, com menores custos. O sistema integrado se estenderá por uma malha de dutos até Barueri e Guarulhos, na grande São Paulo, e Duque de Caxias (RJ).

Com isso, o etanol será levado diretamente aos postos de combustíveis por meio de rodovias, percorrendo apenas curtas distâncias. Para garantir que o etanol chegue a outros mercados no território nacional, por meio da cabotagem, o sistema de escoamento alcançará terminais marítimos nos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro.

O projeto, quando concluído, terá uma capacidade instalada de transporte de até 21 milhões de m³ de etanol por ano.

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