Finalistas do “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2010” recebem treinamento da Scania

Os 30 melhores classificados na competição realizada no ano passado receberão curso de aperfeiçoamento da condução com carga horária de 40 horas

Preço do pedágio da MG-050 aumentará 7,31%
Curitiba terá restrições aos caminhões em quase 40 vias
Lei da balança: alguns conceitos básicos

A parte final dos prêmios destinados aos 30 finalistas da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” de 2010 será entregue entre 24 de janeiro e 4 de fevereiro. Desta forma, os motoristas receberão da organizadora do evento, a montadora Scania, treinamento com carga horária de 40 horas e foco no aproveitamento total dos recursos do caminhão e na direção segura e econômica.

“Esse treinamento é tão valorizado pelos competidores no momento da inscrição, que muitos participam tendo como objetivo apenas a oportunidade de, ao ser finalista, receber o curso. A Scania acredita que a valorização do motorista de caminhão brasileiro passa pela sua capacitação e esse tipo de treinamento se paga rapidamente em função da maior economia de combustível, diminuição do desgaste dos componentes e maior segurança nas estradas”, comenta João Miguel Capussi, gerente executivo de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil e coordenador do evento.

O curso será dividido com turmas de dez alunos e contará com módulos teóricos e práticos. Além de aprimorar o conhecimento das tecnologias do veículo, os condutores aprenderão os fatores e técnicas que influenciam o consumo de combustível do caminhão, como aproveitamento da inércia, torque e potência, melhor aproveitamento da embreagem e antecipação de frenagem. Os 30 melhores classificados também receberão instruções de como realizar uma inspeção diária minuciosa e efetuar pequenas manutenções no veículo.

Após as aulas teóricas, o aluno coloca em prática o aprendizado, realizando voltas com um veículo com carga em um circuito, podendo assim comparar seu desempenho pessoal antes e depois do treinamento.

De acordo com estudo realizado pela própria montadora, é possível a redução do consumo de combustível em aproximadamente 10% e também a diminuição significativa do uso dos freios e da embreagem, entre outras vantagens.

Este curso é comercializado nos Centros de Treinamento Regionais da Scania, recentemente inaugurados em Salvador (BA), Caxias do Sul (RS), Marituba (PA), Cuiabá (MT), Contagem (BH) e São José dos Pinhais (PR). Para mais informações entre em contato com as Casas Scania distribuídas pelo País e obter informações sobre preço e datas.

COMMENTS