Brasil tem safra de grãos recorde

Produção de grãos no País cresceu 2,4% no período de 16 a 21 de janeiro. Previsão é de aumento de 2,6% no ciclo 2010/2011

BR-116 na Bahia tem o diesel mais barato do País
Bauru tem o etanol mais barato de SP, segundo pesquisa
Caminhão tanque de abastecimento de aeronaves da Arxo atende Aeroporto de Congonhas (SP)

O levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) revelou que a produção de grãos no País cresceu 2,4% no período de 16 a 21 de janeiro, ou 3,6 milhões de toneladas a mais. A pesquisa também estima que a safra nacional de grãos do ciclo 2010/2011 deve chegar a 153 milhões de toneladas, atingindo mais um recorde de produção.

A previsão representa um aumento de 2,6% na produção do período, ou cerca de 3,8 milhões de toneladas a mais que a safra passada, em que foram produzidas 149,2 milhões de toneladas.

Os principais motivos para o crescimento da produção é a ampliação das áreas de cultivo de algodão, feijão, soja e arroz; além da menor influência do fenômeno La Ninã sobre as culturas, fazendo com que a má distribuição das chuvas fosse menos prejudicial à produtividade.

Entre as culturas, o algodão foi o que apresentou maior aumento de área de cultivo. Foram 1,9 milhão de toneladas de pluma, 56,1% a mais sobre a safra passada. Já o feijão teve crescimento de 8,4% da área e 3,7 milhões de toneladas produzidas. A produção da soja teve aumento de 2,8% na área, e o arroz, 2,5%. O único grão que obteve queda no período foi o milho, com diminuição de 0,4% de área na 1ª safra.

COMMENTS