AQCES desenvolve modelo inédito de distribuição de combustível Shell

Empresa especializada em soluções logísticas conseguiu redução de 13 para sete veículos de entrega ao aumentar capacidade de carga de carretas

Ipem autua 18 veículos sem certificado do cronotacógrafo em SP
Metalesp lança tanques e silos feitos com materiais mais leves
Ipem autua sete veículos sem verificação de cronotacógrafo em Sorocaba (SP)

A AQCES, empresa de soluções logísticas, desenvolveu um modelo inédito para a Shell na distribuição de combustível da marca no estado do Espírito Santo. O projeto, que será apresentado na próxima quinta-feira (3) em Vitória (ES), aumentou o desempenho dos veículos de transporte, reduzindo a frota de equipamentos da empresa.

A proposta inicial era desenvolver um projeto que reduzisse a frota de 13 para 11 veículos de distribuição de combustível. Mas, com o aumento da capacidade de carga líquida de cada veículo e a inserção de um quarto eixo no cavalo mecânico, sendo dois deles direcionais, a AQCES conseguiu desenvolver uma operação com apenas sete veículos.

“Isto permite à Shell reduzir o risco em HSSE (Health Safety Security Environment)”, explica Marcos Veiga, Gerente de Contratação da Shell na América Latina. Ele ainda explica que o projeto está alinhado com os três pontos fundamentais para a companhia: inovação e aumento de produtividade, capacidade de investimento e alta performance em HSSE.

A nova carreta foi desenvolvida pela Recrusul, e o cavalo de quatro eixos é um Iveco Stralis 41 t. A capacidade de carga é de 45 metros cúbicos, o que significa um ganho de volume de 28,57% em comparação com a de 35 metros cúbicos, e 50% em relação à de 30 metros cúbicos. O projeto da AQCES também conta com esquema de distribuição 24 horas e gestão do planejamento logístico.

A operação vai funcionar como um piloto no Espírito Santo, e pode ser implantada em outras áreas do País. O investimento inicial é da ordem de R$ 2,5 milhões e inclui outros sistemas de tecnologia avançada, como a telemetria, sistema que controla à distância todos os dados do veículo.

COMMENTS