Volvo atende às exigências de emissões Euro V/Proconve P7 com tecnologia SCR

Tecnologia de redução catalítica seletiva é implantada em novos motores das linhas de caminhões FH, FM, FMX e VM e em toda a linha de ônibus da montadora

Brasilmaxi acrescenta 12 novos bugs à sua frota
3S obtém renovação do Selo Gristec de Certificação e Qualificação
Motor Volvo mais econômico

Para atender às normas de emissões Euro V/Proconve P7, que entrarão em vigor a partir do dia 1º de janeiro, a Volvo Trucks e Volvo Buses optaram pela tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction, em português, Redução Catalítica Seletiva), um sistema de gerenciamento de emissões que determina um equilíbrio entre potência, economia de combustível e controle de emissões de NOx (dióxido de Nitrogênio e óxido de Nitrogênio).

Desta forma, as emissões de partículas de enxofre são controladas na câmara de combustão e o NOx é reduzido nos gases de escape que são liberados para a atmosfera. Devido a uma reação química, que ocorre diretamente no gás de escape, o NOx é convertido em substâncias inofensivas e não contaminantes, como nitrogênio e água. A tecnologia pode ser utilizada em motores de qualquer tamanho, sem necessitar de mais lubrificação ou arrefecimento.

Os novos motores das linhas de caminhões FH, FM, FMX  e VM e de toda a linha de ônibus da marca foram desenvolvidos a partir desta tecnologia, o que permite respeitar a legislação ambiental sem comprometer o desempenho do veículo.

“O SCR proporciona um aproveitamento energético mais eficiente e uma solução ambiental otimizada e altamente confiável. Foi a tecnologia mais recomendada pelos engenheiros e cientistas da Volvo, e também pelas autoridades técnicas”, diz Nilton Roeder, diretor de Volvo Powertrain South America.

Normas rígidas

As normas Euro V/Proconve 7 estabelecem reduções de óxidos de nitrogênio (NOx) em  60%, passando 5,0 para 2,0 g/kWh, enquanto que as emissões de partículas devem ser reduzidas em 80%, caindo de 0,1 para 0,02 g/kWh.

De acordo com Alexandre Parker, responsável por assuntos governamentais e institucionais da Volvo do Brasil, as novas normas são extremamente rigorosas. “Temos muito orgulho de poder respeitá-las, pois a preocupação com o meio ambiente é um dos valores essenciais da marca, ao lado da segurança e da qualidade. A Volvo é uma companhia comprometida nesta área. Estamos constantemente trabalhando para desenvolver soluções destinadas a reduzir o impacto ambiental, independentemente das exigências legais”, ressalta Parker.

COMMENTS