Porto de Santos (SP) recebe primeiro porta-contêiner de 7,1 mil TEUs da Hamburg Süd

Embarcação, denominada Santa Clara, compõe frota de 10 porta-contêineres da companhia, direcionados para o mercado brasileiro

Kuehne + Nagel inicia operação consolidada para Córdoba, na Argentina
Iveco inaugura concessionária na Argentina
Marcopolo fornece 69 ônibus de dois andares para operadoras da Argentina

O Porto de Santos (SP) recebe nesta quarta-feira (10) o porta-contêiner Santa Clara, da Hamburg Süd, primeiro navio da nova classe da companhia, denominada Santa. A embarcação, com capacidade para transportar 7.100 TEUs por viagem, chega em Santos após passar por Itaguaí (RJ).

A classe de navios Santa foi direcionada pela Hamburg Süd para atender o mercado brasileiro, realizando serviços entre Ásia e Costa Leste da América do Sul. A frota contará com 10 embarcações, todas com a mesma capacidade, 7.100 TEUs.

De acordo com dados do mercado, a importação na Ásia tem crescido entre 15% e 20% nos últimos anos, impulsionado pelo aquecimento da economia brasileira e câmbio favorável. “O emprego de navios de grande capacidade na costa brasileira está a pleno vapor, principalmente, para acompanhar o crescimento do mercado mundial e atender a forte demanda do comércio”, ressalta o diretor-superintendente da Hamburg Süd, Julian Thomas.

O Santa Clara atenderá aos portos de Itaguaí (RJ), Santos (SP), Rio Grande (RS), Paranaguá (PR) e Buenos Aires, Argentina.

Os porta-contêineres da classe Santa estão sendo construídos no Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. Ltd. (DSME), na Coreia. As outras nove embarcações devem ser entregues ainda em 2011.

“A classe Santa é composta por navios de calado relativamente baixo (13,5 m), desenhados especialmente para operar em portos com limitações como os da costa brasileira”, explica Thomas. Os porta-contêineres também são os que oferecem a maior capacidade para transportar carga refrigerada, com 1.6 mil tomadas reefer.

Próxima publicação
Publicação anterior

COMMENTS