Pesado Actros recebe nova tecnologia de frenagem automática

Segunda geração do Active Brake Assist foi apresentada durante o IAA de Hannover 2010. Tecnologia ajuda a evitar colisões e a atenuar impactos em acidentes

O gigante e o avião
Brasil é o maior mercado da Scania pelo terceiro ano
Lufthansa aumenta frequência de voos entre RJ e Frankfurt, na Alemanha

A Mercedes-Benz apresentou no último mês de setembro a segunda geração do sistema Active Brake Assist (Assistente Ativo de Frenagem) para o pesado Actros, no IAA de Hannover 2010 (Internationale Automobil-Ausstellung).

A novidade do Active Brake Assist 2, é que, além de acionar os freios automaticamente ao detectar risco de colisão frontal com o veículo à frente, o sistema também ativa a frenagem caso identifique algum obstáculo imóvel no percurso.

A primeira geração do assistente já foi usada em mais de 14.000 caminhões, totalizando cerca de 3 bilhões de quilômetros rodados. Parte da iniciativa global da empresa Daimler Trucks, Shaping Future Transportation (Construindo o Transporte do Futuro), o sistema de segurança já tem estimulado as seguradoras a dar descontos ou bônus para os veículos comerciais equipados com a tecnologia.

O radar usado pelo Active Brake Assist 2 varre uma área na via à frente do caminhão, determinando continuamente a distância entre ele e o veículo à frente ou os obstáculos imóveis, e a diferença de velocidade entre os dois veículos. Se um acidente for inevitável, o motorista é alertado por meio de um triângulo vermelho que se acende e por um alarme sonoro. Assim, ele tem tempo para realizar a manobra, enquanto apenas 50% da potência de frenagem é ativada automaticamente. Apenas quando a situação se agrava, o freio é totalmente acionado.

A nova tecnologia se mostrou eficiente em todas as faixas de velocidade entre 8 e 88 km/h, em todas as condições de clima e luminosidade. Embora nem sempre a colisão possa ser evitada pelo sistema, a aplicação automática dos freios ajuda a atenuar substancialmente as consequências do impacto.

COMMENTS