Ipem certifica sistema de armazenagem de grãos da Ceagesp na cidade de São Paulo

Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo entrega selo do Inmetro para unidade Jaguaré da Ceagesp. Objetivo da certificação é reduzir desperdício de grãos no transporte e armazenagem

Conab anuncia construção de 10 unidades de armazenagem no País
Santos Brasil tem nova estrutura logística em São Bernardo do Campo (SP)
Bravo Serviços Logísticos cria pontos estratégicos para as entregas fracionadas do agro

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) entregou nesta sexta-feira (15), o certificado do sistema de armazenagem de grãos para a unidade Jaguaré do Ceagesp (Companhia de Entrepostos de Armazéns Gerais de São Paulo) localizada na cidade de São Paulo. A marca de conformidade é creditada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade).

A certificação é obrigatória desde maio de 2009. A decisão foi do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com o objetivo de reduzir a perda de grãos durante processos de logística e armazenamento inadequado. Produtos como trigo, soja, milho e arroz chegam a ter um índice de perda de 10% – o equivalente a 14 milhões de toneladas na safra estimada para 2010.

Na inspeção, realizada pelo Departamento de Avaliação e Certificação do Ipem-SP, toda a operação de armazenagem é checada, desde a chegada do produto, passando pelo recebimento, análise de impurezas ou umidade no produto, limpeza, secagem, tratamento com agrotóxicos; até a entrada nos silos, em que são monitorados fatores como umidade e temperatura adequadas. Também são analisados documentos fiscais, controle de estoque, e o treinamento e capacitação dos colaboradores envolvidos.

A unidade armazenadora Jaguaré é a primeira das 18 filiais da Ceagesp a receber o certificado. O centro tem capacidade para armazenar 20 mil toneladas de grãos, sendo o principal deles o trigo. A previsão é de que toda a rede seja certificada nos próximos quatro anos.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento, funcionam no Brasil cerca de 17.500 unidades armazenadoras de grãos e a expectativa do Mapa é que 25% ao ano passem pela auditoria. No Estado de São Paulo são 1.400 unidades, com capacidade total de aproximadamente 12,6 bilhões de toneladas de grãos.

O Ipem-SP é o único órgão público capacitado pela Inmetro para realizar as auditorias, e a certificação tem validade de cinco anos.

COMMENTS