Volvo divulga vencedores do Prêmio de Segurança no Trânsito

18ª edição recebeu 254 trabalhos de todo o País nas categorias “Motoristas profissionais”, “Transportadoras (cargas e passageiros)”, “Empresas”, “Cidades”, “Imprensa” e “Geral”. Houve 36 trabalhos premiados, sendo seis no âmbito nacional

Projeto regulamenta autuação por excesso de carga
Câmara dos Deputados aprova MP que propõe refinanciamento da dívida na compra de caminhões
Iveco inaugura nova concessionária em Goiás

Foi divulgada nesta semana a lista de vencedores do 18º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, que recebeu 254 trabalhos de todo o País nas categorias “Motoristas profissionais”, “Transportadoras (cargas e passageiros)”, “Empresas”, “Cidades”, “Imprensa” e “Geral”.

Ao todo, 36 trabalhos foram premiados pela marca, sendo seis vencedores nacionais e 24 vencedores regionais, além de seis menções honrosas. A cerimônia de premiação, que ocorrerá em Curitiba (PR) ainda não tem data confirmada.

O júri foi composto por 18 pessoas de diversos Estados, sendo três jurados por categoria. Os vencedores nacionais por categoria são: Prefeitura de Porto Alegre (Cidade); Fundación Mapfre, de São Paulo (Empresa); Vida Urgente Espírito Santo (Geral); Grupo RPC, de Curitiba-PR (Imprensa); Luiz Carlos André, de Santa Rita, Paraíba (Motorista Profissional); e Araucária Transporte Coletivo, de Araucária-PR (Transportadora).

“Dezenas de milhares de pessoas morrem anualmente, vítimas de acidentes de trânsito. A Volvo não poderia ficar alheia diante de uma realidade trágica e que pode ser mudada, pois a segurança é um dos valores fundamentais da marca, ao lado do respeito ao meio ambiente e da qualidade”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa da Volvo do Brasil.

Trabalhos nacionais vencedores do prêmio

Cidade

A campanha “Porto Alegre tem um novo sinal de trânsito” da prefeitura da Capital do rio grande do Sul foi a vencedora na categoria “Cidade”. A sinalização consiste no ato do pedestre estender a mão indicando ao condutor que deseja atravessar a via onde não há sinalização.

Usando todos os meios de comunicação, a campanha ganhou grande repercussão. Os resultados dos primeiros meses já mostraram redução de atropelamentos e mortes numa comparação dos primeiros quadrimestres de 2009.

Empresa

A vencedora na categoria “Empresa” foi a Fundación Mapfre, ligada ao Grupo Mapfre, atuante principalmente na área de seguro e previdência, com seu Programa de Segurança Viária para Crianças, o qual dissemina entre crianças e adolescentes um novo olhar sobre cidadania no trânsito. Com metodologia e conteúdo pedagógico trazidos de sua matriz espanhola, o programa foi implementado em 2004 em escolas públicas do de São Paulo e levado posteriormente ao Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais. Cerca de quatro milhões de alunos e 100 mil professores já foram beneficiados pelo programa.

Geral

Nesta categoria, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga de Porto Alegre saiu vencedora com o programa “Vida Urgente ES”, implementado em Espírito Santo há dois anos. Contando com a experiência de atuação no Rio Grande do Sul há mais de 13 anos, o projeto contou com apoio do governo capixaba por meio do Detran local.

Tendo como objetivo a conscientização de jovens sobre os perigos de beber e dirigir, a ONG realizou mais de 200 ações educativas em bares, locais de shows, boates, micaretas e praias frequentadas da Grande Vitória. O Vida Urgente ES desenvolveu também espetáculos teatrais, shows musicais atraindo cerca de 300 mil jovens e adolescentes.

Imprensa

O Grupo RPC (Rede Paranaense de Comunicação) ganhou na categoria “Imprensa” com a campanha “Trânsito: respeito ou morte – Você escolhe o caminho”, do segundo semestre de 2009. A ação focalizou as atenções nos perigos da combinação de velocidade, álcool e direção. A RPC acionou todos os veículos do grupo (jornal Gazeta do Povo, RPC-TV, rádio 98FM e Mundo Livre FM) para conscientizar motoristas sobre suas responsabilidades ao volante.

A campanha contou com diversas matérias jornalísticas, blitz, ações publicitárias, distribuição de 100 mil adesivos, e venda de camisetas com lucro revertido para um hospital. Além disso, artistas, bandas e clubes de futebol do País também colaboraram participando. Durante o período da campanha, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Diretoria de Trânsito de Curitiba intensificaram a fiscalização no trânsito da capital paranaense. O BPTran, Batalhão de Policiamento de Trânsito registrou queda de cerca de 30% no número de acidentes com vítimas em Curitiba.

Motorista

Com o projeto voluntário “Educar para o trânsito, educando para a vida”, desenvolvido nas escolas públicas e privadas, empresas e centros comunitários da Região Metropolitana de João Pessoa, o condutor de transporte coletivo Luiz Carlos André, de Santa Rita (PB), venceu a categoria de motorista profissional.

Luiz André procura educar, sensibilizar crianças e adultos para que tenham comportamentos adequados no trânsito por meio de palestras e seminários utilizando vídeos e ilustrações. Depois de um ano e meio de atuação, já contabiliza cerca de cinco mil pessoas participantes dos eventos por ele coordenados na região metropolitana de João Pessoa.

Transportadora

A vencedora na categoria “Transportadora” de cargas/passageiros foi a Araucária Transporte Coletivo, de Araucária (PR), com seu trabalho sobre “Os benefícios de uma Comissão Permanente de Educação em Segurança no Trânsito”. Sediada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, a empresa faz parte da Rede Integrada de Transporte, contando com 91 ônibus coletivos e 14 para fretamentos, 411 empregados sendo 209 motoristas.

Em 2003, criou o GUIAR (Grupo Interno de Apoio da Araucária) para cuidar da segurança. Atualmente o grupo é formado por 10 funcionários de diferentes áreas que atuam sobre fatores humanos, de equipamentos, ambientais e de métodos. Um dos projetos desenvolvidos para reduzir ainda mais a acidentalidade é o “Araucária 10 X acidentes 0”, envolvendo motoristas e outros colaboradores.

Os vencedores nacionais recebem o troféu Volvo de Segurança e uma viagem à Suécia com todas as despesas pagas, onde terão a oportunidade de conhecer a matriz da Volvo.

COMMENTS