Scania utiliza software da Dassault Systèmes para concepção de protótipos em 3D

Programa CATIA facilita na criação de novos modelos de caminhões e ônibus com plataforma tridimensional

MAN Latin America desenvolve VW Constellation com cabine blindada
Operação integrada no DF autua 26 caminhões na BR-040
Carreta Volvista soma cinco mil caminhoneiros beneficiados

A montadora Scania integrou ao design de produção,  desenvolvimento de produto, processos e fabricação, as soluções de PLM (Product Lifecycle Management) da fabricante de softwares Dassault Systèmes. Com isso, a Scania cria modelos 3D em escala completa por meio do programa CATIA, que ajuda no desenvolvimento de novos caminhões e ônibus.

“Percebemos que o CATIA era a melhor solução para a empresa”, diz Anders G. Lindberg, gerente de Tecnologia, P&D, da Scania. “A grande diferença para o usuário hoje é que possuímos uma plataforma que permite criar em 3D do início e visualizar a funcionalidade de uma nova maneira. Nós também temos outras possibilidades para design paramétrico, ferramentas de otimização e cinemáticas comparadas às nossas soluções anteriores,” ressalta.

O CATIA permite que as decisões de design possam ser rapidamente ajustadas à solução correta. Por exemplo, uma escolha incorreta da linha de montagem em hidráulica, refrigeração, combustível e sistemas de freio pode ser evitada pelas regras no sistema. Toda informação é coletada e pode ser reutilizada para o desenvolvimento de projetos futuros.

COMMENTS