Setcepar inaugura Instituto de Educação no Transporte

Com 44 horas-aula em 5 dias, centro de treinamento em Curitiba (PR) dá curso de aprimoramento a motoristas que já trabalham em empresas de transporte

Sinotruk confirma fábrica no Brasil e vai investir R$ 300 milhões
Concessionária Volvo bate recorde em vendas de ônibus e caminhões
ANTT quer aprimorar sistema de pagamento de frete

O Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná) inaugurará no dia 12 de julho, na sede em Curitiba, o ISET, Instituto Setcepar de Educação no Transporte. Com foco na melhoria da capacitação, o centro de treinamento atenderá motoristas que trabalham para empresas do setor de transporte.

Desde o fim do ano passado, o sindicato vem realizando uma série de aulas-teste com transportadoras associadas para o aperfeiçoamento do curso. Serão 44 horas-aula em 5 dias de curso, com abordagem de temas como ética, postura profissional, respeito ao meio ambiente, qualidade de vida, direção responsável, condução econômica, segurança operacional e primeiros-socorros.

Números assustam o setor

Dados da seguradora Pamcary revelam que são registrados nas rodovias brasileiras, em média, 90 mil acidentes com caminhões e prejuízo de aproximadamente R$ 9 bilhões por ano. “Acidentes com veículos de carga são diariamente noticiados no Brasil e a quantidade com que eles acontecem é bastante elevada”, diz o presidente do Setcepar, Fernando Klein Nunes.

O presidente também destaca que transportadores estão investindo cada vez mais na manutenção preventiva da frota e em sua modernização, mas diz que é preciso ir além. “Queremos com esta escola preparar também os profissionais do volante, adequando-os à nova realidade do mercado. O motorista profissional bem treinado, dirigindo responsavelmente e com bom comportamento, deixa as rodovias mais seguras e eleva os resultados das empresas”, completa Nunes.

Por: Victor José – Redação Portal Transporta Brasil

COMMENTS