Cosan e Braskem fecham acordo de sustentabilidade para produzir bioplástico

Companhia produtora de etanol será fornecedora para a fabricação do primeiro plástico feito de matéria-prima 100% renovável

Petrobras anuncia nova descoberta no pré-sal da Bacia de Santos
Fecombustíveis: biocombustíveis responderão por 70% da demanda veicular até 2018
Ale assina acordo para comercialização exclusiva dos produtos Bardahl no Brasil

A fabricante de etanol, Cosan S.A., fechou contrato com a produtora de resina, Braskem, para fornecer 175 milhões de litros de etanol hidratado, pelo período de cinco anos. O etanol será transportado por meio de ferrovias à unidade da Braskem na cidade gaúcha de Triunfo, que começará a operar no próximo semestre deste ano.

“O acordo demonstra o reconhecimento do etanol como parte da solução no desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, uma vez que substituirá o eteno de origem fóssil nessa nova unidade da Braskem”, afirma Mark Lyra, diretor de vendas de etanol da Cosan.

Esse acordo sela o início do primeiro plástico verde do mundo, com o polietileno feito de matéria-prima 100% renovável, com tecnologia brasileira, criado a partir do álcool produzido da cana-de-açúcar.

“O polietileno é o tipo de plástico mais utilizado no mundo. Como o polietileno verde da Braskem possui as mesmas características do plástico de origem fóssil, ele tem a mesma gama de aplicações. Entre as mais conhecidas, a área automotiva, de cosméticos, de embalagens, brinquedos, higiene e limpeza, entre outros”, afirma Leonora Novaes, gerente comercial do PE Verde.

Por Nayra Brighi – Redação Portal Transporta Brasil

COMMENTS