Comissão aprova inclusão do número da placa em anúncio de veículos

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 6664/09, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que determina a inclusão obrigatória do número da placa de veículos usados nos anúncios de venda ou troca

Chrysler contrata escritório de concordatas
Vale suspende produção de duas fábricas no Espírito Santo por causa da crise global
Volks define fusão com a Porsche

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 6664/09, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que determina a inclusão obrigatória do número da placa de veículos usados nos anúncios de venda ou troca. O relator da proposta, deputado Zé Gerardo (PMDB-CE), incluiu também a obrigatoriedade de divulgação do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) no anúncio.

Zé Gerardo afirmou que o projeto beneficia os possíveis compradores sem gerar custo extra para os anunciantes. “A medida contribuirá para que o interessado possa verificar a situação legal do veículo nos órgãos de trânsito”, argumentou.

De acordo com o texto do projeto, os veículos de comunicação que descumprirem as novas exigências estarão sujeitos à multa de R$ 10 mil, que poderá ser acompanhada de advertência; suspensão da atividade, no caso de reincidência; e até cassação da licença de funcionamento, quando houver dupla reincidência.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: – se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); – se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
PL-6664/2009

Link para matéria original

COMMENTS