FedEx implementa veículos elétricos para entregas nos Estados Unidos

Empresa aposta no uso de energia alternativa e limpa para a realização de operações na lendária Rota 66, entre as cidades americanas de Chicago e Los Angeles

DNIT inicia processo de contratação do novo Plano Nacional de Pesagem
Daimler inicia produção de caminhões médios BharatBenz na Índia
Terceira etapa da gincana do caminhoneiro será em Vitória da Conquista (BA)

A FedEx está inovando e contribuindo para a preservação do meio ambiente com a utilização de caminhões elétricos para a realização de entregas nas áreas de Chicago e Los Angeles, nos Estados Unidos. A empresa colocará em operação quatro veículos com motorização elétrica total a partir de junho. Os caminhões irão se juntar à frota de 1.800 veículos que já rodam com energia alternativa em todo o planeta.

“A FedEx tem uma história de mudança, tanto pelos serviços inovadores que oferecemos aos nossos clientes, como na forma como oferecemos esses serviços”, diz John Formisano, vice-presidente, Veículos Globais, da FedEx Express. “Em 2004, fomos a primeira empresa global a investir em caminhões comerciais híbrido-elétricos, e agora implementamos os caminhões de entrega de remessa totalmente elétricos, que são ainda mais limpos. Ao realizarmos esses investimentos, convidamos outros  a unirem-se a nós para que juntos possamos agilizar a transição para um sistema de transporte mais limpo”.

Dois dos novos caminhões totalmente elétricos foram produzidos pela Navistar, e estão sendo montados no estado de Indiana. Eles foram baseados no design do Modec, já em operação pela FedEx na Europa. Dez desses veículos Modec  atendem a rotas da FedEx em Londres e outros cinco foram encomendados para Paris.

Outros dois veículos elétricos estão sendo comprados de um fabricante diferente, para entrega na área de Los Angeles no final de 2010. Ambos os conjuntos de veículos elétricos foram projetados com um alcance que permite que muitos entregadores da FedEx Express tirem total proveito do turno de oito horas de entrega, antes que seus veículos precisem ser reabastecidos.

“Os caminhões elétricos ainda estão engatinhando, mas acreditamos que eles  terão um futuro brilhante no mix de veículos com energia alternativa”, afirma Jackson. “Confiabilidade e manutenção são importantes para a FedEx, por causa de nosso compromisso com um atendimento superior ao cliente. Por essa razão, testaremos esses caminhões para ajudar os fabricantes a aprimorarem suas ofertas futuras. No futuro, enxergamos a possibilidade de reabastecimento de frotas de veículos elétricos com eletricidade de baixa emissão ou emissão zero gerada no local, através de inovações como painéis solares elétricos, como os utilizados nas unidades da FedEx na Califórnia, Nova Jersey e Alemanha ou o Bloom Energy Server, outra tecnologia nova que estamos ajudando a desenvolver, testando-a em nosso hub movido a energia solar em Oakland”, conta.

Por: Leonardo Helou Doca de Andrade – Redação Portal Transporta Brasil

COMMENTS