Transportadores autônomos poderão ter isenção de IPI na compra de caminhões

Projeto de Lei que tramita no Senado prevê a extensão do benefício já existente para taxistas aos caminhoneiros autônomos, que poderão ter isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de caminhões nacionais

Cuiabá (MT) vai proibir caminhões na área central durante o dia
Vipal lança banda pré-moldada para pneus de eixos de tração
Mercedes-Benz anuncia crescimento de 73% nas vendas de caminhões pesados

Os caminhoneiros de todo o Brasil aguardam a tramitação do Projeto de Lei 380/09, de autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN). Em seu texto, o projeto traz o pedido de isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de caminhões, camionetas e furgões nacionais, desde que utilizados comprovadamente para o transporte de mercadorias.

Segundo informações da Agência Senado, o projeto foi encaminhado à Comissão de Assuntos Econômicos da casa para decisão terminativa, o que significa que poderá ser encaminhado diretamente à Câmara dos Deputados, sem passar por votação no Senado.

Isso ocorre porque o PLS foi aprovado pelas comissões por que passou. “Reconhecemos as justas intenções do projeto, que pretende oferecer aos transportadores autônomos de cargas condições de estímulo à renovação dos veículos com que operam, de maneira análoga a que já ocorre relativamente aos automóveis de aluguel destinados ao transporte de passageiro, os táxis”, diz o senador Jayme Campos em seu relatório.

Por: Leonardo Helou Doca de Andrade – Redação Portal Transporta Brasil (com informações da Agência Senado)

COMMENTS