DHL Supply Chain forma a primeira turma da Escola Formare-DHL

Jovens de baixa renda tiveram a oportunidade de aprender uma profissão e saem do curso preparados para o mercado de trabalho

Simuladores podem suprir treinamento dos motoristas
Petrobras e SENAI/FIRJAN firmam parceria para desenvolvimento de simuladores
DHL cria projeto de capacitação de jovens

A DHL Supply Chain formou, na sexta-feira (19/03), a primeira turma do projeto Formare-DHL da cidade de Louveira, interior de São Paulo. A Escola Formare é idealizada pela Fundação Iochpe com o objetivo de instruir jovens de baixa renda entre 16 e 17 anos através de um curso profissionalizante.

O curso preparou 20 jovens louveirenses para o mercado de trabalho durante um ano de estudo. E a empresa garante que é só o começo. No próximo dia 5 de abril, outros 20 adolescentes serão formados em Barueri (SP).

Segundo José Arantes de Mello Neto, gerente de recursos humanos da DHL Supply Chain e um dos responsáveis pela implementação do programa, a experiência superou todas as expectativas da empresa. “Nós, alunos, educadores voluntários e os coordenadores do projeto Formare-DHL, aprendemos muito”, conta.

O projeto foi focado em preparar e desenvolver os jovens para o mercado de trabalho. Além disso, existe a oportunidade de emprego na DHL. “Temos o objetivo de contratá-los para que o primeiro emprego seja aqui. Se tivermos vagas abertas em nossas operações, eles participam do processo seletivo e, se aprovados, passam a fazer parte de nosso quadro de funcionários”, revela Neto.

O curso é formulado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e adequado ao negócio da empresa. Ao completar o ciclo, os alunos recebem certificado reconhecido pelo MEC e se tornam aptos para trabalhar no setor de logística. Os estudantes também aprenderam informática, qualidade de vida no ambiente corporativo, comunicação e relacionamento organizacional e prática profissional.

Para Beth Callia, responsável pela coordenação geral do Formare na Fundação Iochpe, a parceria é muito especial. “A DHL é a primeira empresa de logística no nosso portfólio de clientes. É gratificante ver que esses jovens estão preparados para enfrentar os desafios da vida profissional”, diz.

De acordo com Neto, o projeto Escola Formare-DHL é o “carro-chefe” dos programas de Responsabilidade Social da DHL Supply Chain, já que esse tipo de ação se destaca no cenário social das grandes organizações no Brasil. “Temos planos de continuar com as duas escolas (Barueri e Louveira) e pretendemos inaugurar uma terceira unidade em 2011”, finaliza.

COMMENTS