Tráfego de caminhões restrito a partir do dia 1º (CE)

Ruas e avenidas de Fortaleza passarão a ter sentido único e receberão semáforos ainda neste mês de janeiro

PE pede R$ 175 mi para infraestrutura
Iveco inaugura duas concessionárias em menos de uma semana no Sul e Nordeste
Obras do PAC seguem cronograma

A restrição ao tráfego de caminhões de carga em Fortaleza – informação dada com exclusividade pelo Diário do Nordeste na edição do dia 9 de outubro do ano passado e retomada, ontem, pelo jornal, por conta do atraso da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) em implementar a regra – finalmente será adotada na Capital, a partir de 1º de fevereiro de 2010.

Essa foi uma das medidas que visam a desafogar o trânsito da cidade anunciadas, ontem, pelo presidente da AMC, Fernando Bezerra, em entrevista coletiva à imprensa. Veículos com mais de 2,5 toneladas só poderão circular de segunda a sexta das 20h às 6h na região Leste de Fortaleza (Aldeota, Dionísio Torres, Meireles e Varjota).

As exceções são para caminhões que transportam água para hemodiálise nos hospitais e gás de cozinha, além dos que são utilizados nas obras. A infração, em caso de descumprimento, é considerada grave, e o valor da multa é de R$ 127.

Outra mudança divulgada por Fernando Bezerra acontecerá no tráfego de veículos na Avenida Dom Manuel e na Rua 25 de Março. Para melhorar a circulação do transporte coletivo naquela área da cidade, haverá implantação de semáforo na Rua Pereira Filgueiras com a Avenida Dom Manuel no dia 14 de janeiro. Além disso, o sentido da 25 de Março, entre as ruas Rufino de Aguiar e Pereira Filgueiras, será único.

A partir do dia 24 de fevereiro, a Rua Bento Albuquerque passará a ter sentido único e haverá implantação de semáforo entre essa rua e a Avenida Engenheiro Santana Júnior. Já o sinal de trânsito existente no cruzamento da Padre Antônio Tomás com a Engenheiro Santana Júnior, que é de três fases, passará a ser de duas para diminuir o congestionamento.

Além disso, conforme o Diário do Nordeste anunciou ontem, o Sistema Rotativo de Estacionamento Zona Azul vai voltar a funcionar em Fortaleza no dia 25 de janeiro. Segundo o presidente, é a própria AMC quem vai gerenciar o sistema e recolher as multas. “Haverá recuperação de toda a sinalização do Zona Azul, que está apagada no Centro da Capital”.

Denúncia

Agentes de trânsito de Fortaleza aproveitaram a coletiva para denunciar que o presidente da AMC tem anotado as placas dos carros que cometem infrações no trânsito, ao passar pelas ruas, e pedido a terceiros para fazerem o auto de infração, descumprindo o Código Nacional de Trânsito (Contran). Os agentes apresentaram uma gravação feita em reunião entre os funcionários e o presidente da AMC, em que esse último declara que está cansado de anotar placas de carros e, agora, resolveu gravar os números em um gravador e passar para seu assessor lavrar a autuação. A denúncia será feita ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). Bezerra disse, ontem, que não fala sobre o assunto.

Link para a matéria original

COMMENTS