Temporizador em semáforo com radar poderá ser obrigatório

O deputado Manato argumenta que a luz amarela nos semáforos tradicionais “não informa ao condutor que se aproxima o tempo de que ele dispõe para passar o semáforo sem incorrer em infração”

Após 2 meses ruins, setor de motos se recupera
Câmara aprova instalação de antenas contra cerol em motos
Varejistas preparam-se para o Natal com reforço na logística

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6052/09, do deputado Manato (PDT-ES), que obriga a instalação de temporizador nos semáforos de trânsito equipados com radar. O objetivo é informar ao motorista o tempo restante para a mudança de sinal.

O deputado argumenta que a luz amarela nos semáforos tradicionais “não informa ao condutor que se aproxima o tempo de que ele dispõe para passar o semáforo sem incorrer em infração”. Na dúvida, acrescenta, “o condutor opta por frear, não raro bruscamente, o que pode causar acidentes”.

Pela proposta, se o semáfaro não for adaptado, as multas por avanço ao sinal vermelho registradas pelo radar serão anuladas. As demais infrações, como excesso de velocidade, continuarão sendo autuadas normalmente. “A medida é importante para a redução de acidentes, contribuindo para a melhoria das condições de segurança no trânsito”, acredita Manato.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
* PL-6052/2009

Link para a matéria original

COMMENTS