Edital sobre trem-bala que ligará Rio a Campinas entra em consulta pública na próxima semana

A consulta publica terá duração de um mês. Em janeiro serão realizadas audiências públicas sobre o empreendimento e no início de fevereiro publicado o edital da obra

Governo já investiu R$ 20 bilhões do PAC em rodovias
Continental Airlines implanta novo sistema
Produção de veículos avança pelo 2º mês e deve subir 10%

Na próxima semana a minuta de edital e o contrato para construção do trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio de Janeiro (RJ) a Campinas (SP), passando por São Paulo (SP), será colocado em consulta pública na internet.

A consulta publica terá duração de um mês. Em janeiro serão realizadas audiências públicas sobre o empreendimento e no início de fevereiro publicado o edital da obra. As propostas apresentadas pelas empresas interessadas serão abertas no final de maio.

O cronograma foi traçado em reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros na manhã de hoje (7). Nesse processo de licitação serão levados em conta a transferência de tecnologia e a menor tarifa a ser cobrada dos passageiros. A empresa ou consórcio vencedor ficará responsável pela construção e terá a concessão do serviço pelo período de 40 anos.

O TAV faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no último balanço do programa aparece orçado em R$ 34,6 bilhões com previsão de conclusão para 2015.

Em maio, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, havia dito que o trem representará ganhos para o Brasil em termos de transferência de tecnologia e afirmou não estar descartada a possibilidade de que posteriormente o trem se estenda para outras localidades. A ministra falou também sobre a possibilidade de criação de uma estatal para administrar a implementação do trem-bala.

Veja matéria original

COMMENTS