Inspeção técnica obrigatória em veículos deve começar no segundo semestre de 2010

No primeiro momento, serão verificados itens de segurança, como faróis, caixa de direção, suspensão, pneus e freios

Apesar da crise, embarque de café sobe em outubro
Safra recorde eleva valor do frete em Mato Grosso
ANTT publica edital de concessão de rodovias

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, disse hoje (25) que a inspeção técnica veicular, obrigatória em todo o país, deve começar no segundo semestre de 2010. No primeiro momento, serão verificados itens de segurança, como faróis, caixa de direção, suspensão, pneus e freios.

A entrada em vigor da medida, porém, depende de votação no Congresso da revisão do Código de Trânsito Brasileiro ou de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Também será necessária uma licitação para definir como será a execução do serviço em todo o país.

“Isso diz respeito à vida, pois qualquer carro circulando em condições de segurança não razoável pode levar a acidentes, o que eu diria que é uma permissão para matar ou para morrer”, afirmou, ao participar da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, que ocorre até amanhã (26) no Rio.

Márcio Fortes adiantou também que a vistoria que já é feita no Rio desde a década de 90, a partir de janeiro próximo vai reprovar veículos que estejam emitindo gases acima do permitido. Antes já havia a medição da fumaça, mas apenas como orientação ao motorista.

Veja matéria original

COMMENTS