Pneus ajudam a reduzir consumo de combustível

Modelo 275/70 da Marshal alivia 130 quilos de tara e diminui o consumo de combustíveis em até 1,5%

Cide ficará menor para a gasolina a partir desta sexta-feira
Cosan forma profissionais em curso de MBA do Setor Sucroalcooleiro em parceria com a USP
Mercedes-Benz do Brasil apresenta tecnologia que atende norma Euro 5

Previsões pessimistas indicam que até 2030 o consumo mundial de petróleo crescerá 47% e as emissões de CO² em 75%, mesmo índice que deverá reajustar os custos do transporte rodoviário de cargas. Para contribuir com a redução destes dados, a Cantu Pneus traz com exclusividade para o Brasil a linha KRS03 da Marshal.

As estatísticas são do WBCSD – World Council for Sustainable Development, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, que reúne 190 companhias dos mais diversos setores industriais. Segundo os índices apresentados, a cada três tanques de combustível um é gasto pelos pneus buscando vencer a resistência de seu contato com o solo.

Pensando nisso, a Marshal apresenta o pneu KRS03 – modelo 275/70 R22,5 para uso em semi-reboque de três eixos que alivia 130 quilos de tara e consegue reduzir o consumo de combustíveis em até 1,5%. Isso equivale ao plantio de 75 árvores necessárias para absorver o CO² emitido por um veículo que rode 120 mil quilômetros por ano.

Redução de altura: sem multa nas fronteiras

Esta economia representa muita diferença se aplicada a uma frota. “O pneu oferece uma distribuição mais equilibrada da área de contato com o solo e estrutu­ra condizente para suportar o esforço provocado pelas manobras do semi­-reboque”, diz Juliano Silva, gerente comercial da Cantu Pneus.

O uso do 275/70 oferece maior rentabilidade, durabilidade e segurança. O resultado é um pneu mais baixo e leve sem a necessidade de adaptação no tamanho das rodas. A redução da altura do veículo em dez centímetros proporciona um ganho real de 3,6% na capacidade volumétrica, evitando também multas ao cruzar fronteiras.

Os cegonheiros também tiram grande proveito deste benefício. Dez quilos a menos em cada pneu representam um ganho de 130 quilos na capacidade de carga, levando em conta os 12 pneus e um estepe. “Menor tamanho e peso significam menos maté­ria-prima utilizada e um preço mais baixo para o consumidor”, completa Rodney Erico, gerente técnico da Cantu Pneus.

Segurança e respostas rápidas

Seguindo o mesmo objetivo na redução de consumo de combustível, o pneu modelo 295/60 apresenta banda larga e desenhos profundos que diminuem o custo por quilômetro e aumentam a estabilidade em serviços rodoviários. O sulco reto e as ranhuras formando “S” aumentam a estabilidade ao dirigir e as respostas ao volante.

Além disso, a nova camada de proteção sobre o conjunto de cintas de aço oferece maior durabilidade e resistência. O modelo 315/70 oferece as mesmas características, com tamanho diferente.

Os novos modelos de pneus Marshal poderão ser conferidos no estande da Cantu Pneus durante a 17ª FENATRAN – Salão Internacional do Transporte, que acontece de 26 a 30 de outubro no Anhembi, em São Paulo.

COMMENTS