Trecho de 88km da BR-349 será recuperado na Bahia

Responsável pela restauração e manutenção das estradas brasileiras, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) diz que a restauração, realizada entre os quilômetros 766 e 854, deve ser executada durante dois anos

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Intransitável há quase uma década, o trecho de 88 quilômetros da BR-349, que liga os municípios de Santa Maria da Vitória a Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, finalmente vai começar a ser recuperado. A previsão é que as obras comecem hoje. Responsável pela restauração e manutenção das estradas brasileiras, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) diz que a restauração, realizada entre os quilômetros 766 e 854, deve ser executada durante dois anos e custará R$ 21 milhões somente na primeira etapa. O Correio publicou, no início da semana passada, reportagem sobre as péssimas condições da estrada, repleta de buracos e asfalto quase inexistente.
De acordo com o Dnit, as máquinas e os trabalhadores já estão a postos no local para iniciar as obras, que, neste primeiro momento, compreendem a recuperação e a restauração da BR-349 e, em seguida, a manutenção e a conservação do pavimento. “Além disso, os trabalhos incluem intervenções no pavimento da pista e dos acostamentos, recomposição da sinalização horizontal, manutenção da via e conservação rotineira da faixa de domínio”, divulgou o departamento, em nota.

Uma das explicações para o atraso da recuperação de parte da estrada é que o trecho, construído na década de 1990 pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia (DER-BA) e que ficou sob responsabilidade do governo baiano, só foi federalizado em abril deste ano. Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB) conta que a transferência de responsabilidade só ocorreu depois da conversa que teve com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. “Há pelo menos quatro anos entro em contato com os governos estadual e federal para cobrar a recuperação da estrada. E ficava sempre o jogo de empurra. Só em fevereiro deste ano, consegui conversar ao mesmo tempo com o governador e o ministro.”

Além das péssimas condições viárias, o trecho entre Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa, utilizado por centenas de brasilienses que têm como destino o litoral, é conhecido por assaltos. A pouca visibilidade, provocada pela poeira resultante do intenso tráfego de caminhões, ônibus e automóveis, e os imensos buracos, que limitam a velocidade em, no máximo, 20km/h, fazem dos veículos, pequenos e de grande porte, presas fáceis para os ladrões.

Precariedade

Apesar do esforço do governo federal para recuperar a malha rodoviária do país, reconhecido por Newton Gibson, vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e presidente da Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga (ABTC), as estradas estão em situação de precariedade. “Pelo menos 90% de tudo o que é produzido no país são transportados pelas rodovias. É preciso mudar essa realidade e utilizar os meios marítimos e ferroviários. Uma carga transportada por mais de 800 quilômetros em estradas já não é viável, devido ao alto custo”, observa. (Rodrigo Couto-Correio Braziliense)

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