Segundo dados da Secretaria Estadual dos Transportes de São Paulo, índice de vítimas fatais caiu 28% em relação a 2007
Em comparação ao feriado da Independência de 2007, os acidentes nas estradas paulistas caíram 27% esse ano, segundo dados da Secretaria Estadual dos Transportes. O índice de acidentes (IA) foi de 0,8, contra 1,1 em 2007. Nos 22 km de estradas estaduais, o índice de vítimas fatais registrou a diminuição de 5,1 para 3,7 de uma operação para outra, o que representa queda de 28%. Já o índice de vítimas feridas passou de 74,3 para 43,2 – queda de 42%. Em números absolutos, no feriado de 2009 foram: 1067 acidentes, 50 mortos e 589 feridos.
O IA não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado considerando, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado.
Discutida desde 1970 no Brasil, essa metodologia se faz necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, pois são vários os fatores que determinam se o feriado foi mais ou menos violento. Nesse ano, os dados foram comparados aos de 2007, porque no ano passado a data aconteceu em um fim de semana, não caracterizando feriado prolongado.
Por: Bruno Martins – Redação Portal Transporta Brasil
COMMENTS