Consórcio Mercabenco comemora 34 anos com mais de 30 mil caminhões entregues

Com fundação em 1975, a Mercabenco, consórcio das concessionárias Mercedes-Benz, já atingiu a marca de atendimento de 20 mil clientes e entrega de 30 mil caminhões. Consórcio se mostra uma opção viável para a renovação e aquisição de frota, em um país onde as taxas de juros e a falta de incentivos para o setor de transportes inibem a compra de caminhões

Proposta que evita autuação por excesso de carga baseada no peso por eixo é rejeitada
Prefeitura restringe circulação de caminhões na Radial Leste, em São Paulo
Expresso Mirassol atende à MAN Latin America com Centro de Consolidação de Peças e Partes em Guarulhos (SP)

mercabenco-interna-01
Clientes frotistas, como Milton Domingues Petri, vice-presidente da Braspress, e diretores da Mercabenco prestigiaram a comemoração

A Mercabenco, consórcio das concessionárias Mercedes-Benz, está comemorando 34 anos de existência. Ao longo de sua história, o consórcio, que se especializou no atendimento aos frotistas e na criação de planos viáveis para que as transportadoras possam colocar em prática suas estratégias de aquisição e renovação de frota, já entregou mais de 30 mil caminhões e atendeu 20 mil clientes. A Mercabenco é formada pelas concessionárias De Nigris, Divena e Europamotors, com diversas unidades no Estado de São Paulo.

A comemoração dos 34 anos do consórcio ocorreu na semana passada, em uma festa realizada na sede da Mercabenco, no bairro dos Jardins, em São Paulo, com a presença de clientes, colaboradores, diretores e parceiros. De acordo com Gilberto Barizon, um dos executivos de Vendas do consórcio responsável pelo atendimento aos frotistas, a história da Mercabenco se confunde com a própria história de algumas transportadoras. “Há muitos casos de transportadoras hoje renomadas e de grande porte que iniciaram suas atividades com veículos adquiridos por meio do nosso consórcio. Esta relação estreita entre os clientes e a Mercabenco é que faz o sucesso do consórcio, que viabilizou a formação de muitas frotas Brasil afora”, conta Barizon.

mercabenco-interna-02
Representantes do SETCESP também estiveram no evento para celebrar o aniversário da Mercabenco

Produtos especiais

Em 2004, a Mercabenco montou, em parceria com o SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), um plano para a renovação e ampliação das frotas das transportadoras que, de acordo com clientes frotistas, foi muito importante para o setor e viabilizou a entrega de mais de 350 caminhões aos participantes. O grupo está ativo até hoje, atendendo às necessidades dos associados do Sindicato. A Argius Transportes, empresa de cargas fracionadas de Guarulhos, participou do plano e o diretor Antonio Archilha considerou a iniciativa crucial para a ampliação de sua frota, principalmente em tempos de restrições à circulação em São Paulo e necessidade de compra de veículos adequados às entregas urbanas. “O setor de transportes estava muito carente de formas para a ampliação e renovação de frota e a parceria entre a Mercabenco e o SETCESP viabilizou que muitas empresas, incluindo a Argius, pudessem fazer um planejamento para a aquisição de veículos”, relata Archilha.

Outra grande usuária do consórcio é a Braspress, uma das maiores frotistas do Brasil, com mais de 1000 veículos. “Somos clientes da Mercabenco há muito tempo, em nossos planos de renovação e ampliação de frota, e a Mercabenco sempre foi um parceiro muito importante. A Braspress tem uma política muito forte de renovação de nossos veículos. Participamos de grupos exclusivos do consórcio e grande parte da nossa renovação de frota é feita via consórcio Mercabenco”, diz Milton Domingues Petri, diretor vice-presidente da Braspress.

Fomento do setor

O caráter de proximidade do consórcio com as necessidades do setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil é um dos destaques citados pelos diretores da Mercabenco, que salientam que o consórcio foi criado para atender às necessidades dos frotistas, com base na dificuldade de obtenção de financiamentos para a compra de caminhões.

“A Mercabenco, nesses 34 anos de existência, tem sido imprescindível no sentido de permitir que o transportador consiga fazer a ampliação e a renovação de sua frota por meio de um autofinancimento, visto que, quando o consórcio foi criado, não havia essa difusão de crédito no País. A Mercabenco foi criada com foco no apoio ao transportador, em função até de sua origem ter sido no seio de concessionárias Mercedes-Benz. Por isso que sempre focamos nossos grupos e contemplações no setor de transportes, facilitando o acesso aos caminhões e a vida dos transportadores. A Mercabenco sempre teve uma força muito grande no mercado de São Paulo, o maior do Brasil em transporte de cargas, sempre contando com o apoio da Mercedes-Benz”, comenta Cezar João Augusto, diretor da Mercabenco.

“Nossas taxas são diferenciadas e sempre procuramos fazer o plano para se ajustar melhor às necessidades dos clientes. A marca principal da Mercabenco é a flexibilidade dos planos. Estes são os nossos diferenciais. Ficamos muito surpresos com a quantidade de pessoas que compareceram à comemoração de nosso aniversário. Quero agradecer em nome da Mercabenco a presença de nossos clientes e colaboradores, ficamos muito lisonjeados. Em nossa história, 35 mil consorciados já acreditaram, só falta você!”, diz o diretor da Mercabenco, Mauro Veiga.

www.mercabencoconsorcio.com.br

Por: Leonardo Helou Doca de Andrade – Exclusiva para o Portal Transporta Brasil

Leia mais notícias sobre a Mercedes-Benz:

Mercedes-Benz utiliza tecnologia ecológica na pintura de chassis de ônibus

Mercedes-Benz lança nova versão do Actros para mineração e construção civil

Banco Mercedes-Benz começa 2009 com crescimento nos financiamentos

Mercedes-Benz reestrutura a rede

Livre circulação do Sprinter Street em São Paulo é tema de campanha da Mercedes-Benz

Sistema online facilita configuração de caminhões da Mercedes-Benz

COMMENTS