Portal Transporta Brasil comemora um ano

Nestes 12 meses em que estamos no ar, conquistamos a confiança dos leitores do setor e atingimos a marca de 300 mil exibições de páginas e 100 mil visitantes únicos. Muito obrigado a vocês, leitores internautas que nos ajudam a construir esta história!

Falta de infraestrutura preocupa
Depois das eleições, a crise e o final do ano
Transporta Brasil e você

Comemore conosco esta data: envie seu comentário para opiniao@transportabrasil.com.br e publicaremos aqui

Estamos comemorando um ano de atividade! Em 14 de julho de 2008, nasceu o Portal Transporta Brasil, fruto de um trabalho de planejamento árduo e uma vontade muito forte: criar uma alternativa de noticiário isento e despretensioso para os setores de transportes e logística.

Nestes 12 meses de história, conquistamos leitores, arrebanhamos colaboradores, construímos um jornalismo novo para o transporte e para a logística e hoje temos muito a comemorar. São 300 mil exibições de página e 100 mil leitores únicos, cifras muito interessantes para um site independente que não dispunha de grandes orçamentos para divulgação e formação de equipes.

Falamos sobre as restrições aos caminhões em São Paulo, cobrimos as eleições municipais, contamos o que as empresas estavam fazendo para melhorar o transporte no Brasil, entrevistamos especialistas, dirigentes de entidades de classe, transportadores, operadores logísticos, gente interessante do setor, gente que trabalha e vive de transporte e logística neste País que ainda sofre com os gargalos e a falta de estrutura logística.

Ao longo deste ano, nossas coberturas especiais sobre os temas mais importantes, aqueles que mexem no seu bolso, que fazem parte do seu dia a dia, foram tratadas com carinho e muito cuidado por gente que entende de transporte e que se aplicou para trazer, todos os dias, notícias quentinhas com uma linguagem despojada, direta e clara.

Nossos articulistas, um time seleto de especialistas, trouxeram textos com debates democráticos e opiniões sobre o que acontece no setor, o que pode melhorar, o que realmente interessa para quem trabalha em transporte e logística.

Caminhões, aviões, navios, transportadoras, cargas, contêineres, portos, aeroportos, rodovias, tributos, roubo de cargas, gerenciamento de riscos, gerenciamento de capital humano, finanças, economia, são apenas alguns dos temas que abordamos nestes primeiros 12 meses de história.

Neste intervalo de tempo, fizemos uma pesquisa para saber o que os nossos leitores estavam achando do Portal e tivemos a alegria de receber mais de duas mil respostas. Estes leitores que responderam são gerentes, diretores, presidentes e especialistas que atuam nas empresas de transportes, nas indústrias embarcadoras, no comércio e nos operadores logísticos. Mais de 70% dos pesquisados responderam que consideram o conteúdo do site bom ou ótimo. Mais de 80% utilizam as notícias do Transporta Brasil muito úteis para a tomada de decisões e para ficar informados sobre o mercado e o setor em geral.

A partir desta pesquisa, sentimos de nossos leitores que faltava algo. Eles queriam ver mais matérias informativas sobre tributos e sobre obrigações para o setor. Assim, criamos alguns guias de utilidade para os leitores, como o guia da RAIS, as orientações para o RNTRC, o passo a passo das obras do Rodoanel em São Paulo, a polêmica do Monopólio Postal, o roubo de cargas e tantas outras coberturas recordistas de audiência no site.

Muito obrigado a vocês, leitores, pela preferência e por fazer conosco a história deste Portal!

Confira o que leitores e parceiros acham do Portal

Eduardo Marinho, gerente de Distribuição e Logística da Marilan, indústria alimentícia:
“Senhores: Quero externar minha satisfação a cada leitura dos artigos e matérias diárias que me são enviadas. Toda equipe está de parabéns, pela relevância e critério na seleção dos assuntos abordados, sendo estes, de aplicação ao nosso conhecimento diário. Forte abraço!”

Fernando Abrahão Zerati, gerente de Logística do Terminal Automatizado da Braspress no Rio de Janeiro:
“Acompanho as notícias do Portal Transporta Brasil desde os primeiros dias e quero dizer que foi uma grata surpresa ver o surgimento de uma opção de qualidade no noticiário em nosso setor. Utilizo as matérias do site para me manter informado sobre o que ocorre no transporte e na logística e me acostumei a ter no Portal um meio estratégico de comunicação para o uso em meu dia a dia aqui na Braspress.”

Selma Líria Campanini, Golden Cargo:
“Quero parabenizar o Portal Transporta Brasil, por este ano de companherismo que tem nos fornecido grande ajuda através de suas notícias, Legislações, mudanças, novidades, saúde… todas com qualidade. Parabéns a todos da redação!

Anírio Neto, gerente de TI do Rápido 900, articulista de Tecnologia do Portal Transporta Brasil:
“Há um ano eu estava vivendo um dos momentos mais importantes de minha vida profissional, algumas coisas interessantes aconteciam: lançamento do meu livro “Tecnologia Aplicada ao Transporte de Carga”; convites para ministrar cursos e palestras em Universidades, Entidades de Classe e Empresas; networking intenso; um leque de possibilidades se abrindo; entre outros … Mas tenho que confessar que o convite para ser colunista do Portal Transporta Brasil mexeu muito comigo. O site acabava de ser lançado, era uma incógnita, poderia ser um sucesso ou apenas mais um meio de receber e-mails que simplesmente deletamos. Entretanto, era uma oportunidade que desde criança eu sonhava, pois achava muito bonito e corajoso o ato de expor as idéias, ser aberto para debates, receber críticas e aprender com elas. Se era o que eu queria então porque estava receoso, é que uma coisa é sonhar outra é realizar, colocar a mão na massa. Então resolvi escrever o primeiro artigo que foi muito bem recebido pelos editores Leonardo e Fernanda, pessoas amáveis e fundadores do Portal. Tive todo o apoio e incentivo. Eles mesmos trabalharam sobre o texto e fizeram algumas correções, elogiaram a abordagem e publicaram. O retorno do público foi muito bom, e o Leo me ligou contentíssimo dizendo que tínhamos tido um alto número de leitores e uma enxurrada de e-mails fazendo declarações sobre o que expus no artigo. Daí em diante não parei mais, já tenho 10 artigos publicados pelo Transporta Brasil e uma satisfação imensa de colaborar com estes profissionais que visam o bem deste sofrido segmento de Transportes. Além de tudo isso, ainda tenho acesso (e recebo) as principais notícias do setor. Notícias de qualidade, independente, transparente, criteriosa e filtrada. O design do Portal é limpo, direto, simples e fácil de encontrar o que preciso, com poucos cliques chego na informação que desejo. Com uma linguagem que os profissionais do setor entendem e sem
blábláblá, rapidamente me abasteço de conhecimento necessário para entender o que está ocorrendo no mercado. Finalmente, quero parabenizar o Portal Transporta Brasil e seus editores pelo primeiro ano de vida. É de profissionais, como vocês, comprometidos com o setor que o TRC precisa. Aproveito para agradecer a oportunidade de fazer parte do quadro de articulistas, o que muito me orgulha e me dá prazer. Agradeço a Deus por me colocar ao lado de pessoas brilhantes e peço a Ele que continue me iluminando para criar textos que sejam do interesse de todos. Forte abraço!”

Dr. Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), articulista de Saúde no Transporte do Portal Transporta Brasil:
“Há oito meses tive a grata satisfação de conhecer o Portal Transporta Brasil. Após várias visitas observei o enfoque global dado a todos os assuntos. Gostei muito. Senti falta de uma única coisa, da abordagem a um assunto para mim primordial que é a saúde no trabalho com transporte. Entusiasmado, fiz contato e tive a surpresa de ter por parte de Leonardo Helou Doca de Andrade, seu editor, de receber convite para integrar o Portal como articulista. Sempre preocupado com a saúde e qualidade de vida no trabalho, vi nesse convite a oportunidade de expressar e expor idéias, pesquisas, trabalhos realizados já que atuo dentro da minha especialidade no transporte desde 1977. Assinamos um contrato e a partir do mês de março do corrente ano venho escrevendo artigos sobre a saúde no transporte. Os contatos com o editor deram-me plena consciência de que o trabalho desenvolvido é sério, de integral dedicação, de grande respeito aos colaboradores e clientes. Tem um perfil de grande desenvolvimento, de crescimento, de entusiasmo com o que parece agregar valores ao seu trabalho. A organização do trabalho que entrou no ar há um ano consegue crescimento geométrico, acessos múltiplos, clientes que se somam a cada dia. Foi vencido esse período com galhardia, certamente que com muita perseverança, com excelente direção a seguir, com idealismo, motivado para fazer o melhor e dar qualidade àquilo que é feito. Foi aplicada uma força maior capaz de impelir para frente e para cima. Foi à força capaz de levar a vitória e a realização profissional nesse curto espaço de tempo. Não tenho dúvida que a vitória até então foi conseguida com todo esse arcabouço e a perspectiva é de que em breve deverá atingir pódios mais altos. Parabéns ao Portal Transporta Brasil e ao seu criador e editor-chefe Leonardo Helou Doca de Andrade!”

Dan Guzzo Comite, piloto comercial, especialista em Aviação, articulista de Transporte Aéreo do Portal Transporta Brasil:
“Há um ano recebi o convite para escrever os artigos sobre aviação para o Transporta Brasil. Fiquei extremamente lisonjeado com a oportunidade e a lembrança. Este sentimento foi suprimido pelo orgulho de ver o portal completar seu primeiro ano de vida e fazer parte desta história. O empreendedorismo de sua direção é um case de sucesso. Dando  oportunidade a novos profissionais, o Transporta Brasil hoje se configura como um exemplo de imprensa especializada, com ótimas matérias, abordagem imparcial e liberdade editorial. Parabéns a toda equipe!”

Mensagens como estas nos fazem ter a certeza de que o trabalho sério é a tônica de qualquer sucesso. Muito obrigado a todos pela confiança e pela audiência! Estamos preparando novidades para o Portal, para que possamos oferecer cada vez mais um conteúdo de utilidade e qualidade para nossos leitores! Que venham os próximos 12 meses!

Leonardo Helou Doca de Andrade, Fernanda de Campos e Mário de Souza Neto
Criadores do Portal Transporta Brasil

COMMENTS