Óleo de fritura pode virar combustível

Estudo da UniNove diz que biodiesel processado a partir de óleo usado polui menos e é economicamente viável

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A produção de biodiesel a partir de óleos usados em frituras é perfeitamente viável e muito benéfica para o meio ambiente. A afirmação é do professor de Engenharia da Produção da Universidade Nove de Julho (UniNove), José Carlos Curvelo Santana.

De acordo com o especialista, em média, as famílias brasileiras consomem entre 1 e 3 litros de óleo por mês, que, se fosse reaproveitado, poderia gerar entre 11 e 33 milhões de litros de biodiesel.  Levando-se em conta o preço médio do litro do combustível, R$ 2,25, o retorno financeiro mensal da produção pode ultrapassar R$ 70 milhões.

O óleo de fritura usado e descartado nos ralos danifica o encanamento e é prejudicial ao meio ambiente mas, reaproveitado, se transforma em  biodiesel. “Um combustível que não poluí tanto quanto os outros que temos no mercado. É livre de enxofre, não é tóxico, é biodegradável e reduz o aquecimento global”, enumera o professor.

A produção do biodiesel ainda é mais cara do que a de óleo comum, entretanto, durante sua produção também se obtém a glicerina – um subproduto de alto valor agregado – que é muito utilizada na indústria de produtos fármacos e explosivos.

O reaproveitamento do óleo de cozinha e sua transformação em biodiesel, segundo o professor, passa pela conscientização dos órgãos públicos e da população e pela implantação de um sistema de coleta eficiente e traz ganhos incalculáveis para o meio ambiente.

O biodiesel poderia ser utilizado nas frotas de ônibus, caminhões e máquinas da prefeitura. “Como retorno à sociedade, além de um ambiente melhor, a Prefeitura poderia reduzir os impostos, reduzir o preço da passagem dos coletivos ou investir o capital adquirido com a produção do biodiesel e da glicerina no melhoramento da educação, saneamento e saúde pública”, contabiliza o professor.

O que é biodiesel – O biodiesel é um combustível biodegradável, derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos, como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais. Ele substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções e tem como grande vantagem o fato de não emitir tantos poluentes como os outros combustíveis que existem no mercado.

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