Simulador treina os motoristas

Dentro de uma carroceria tipo baú foi instalada uma cabine de caminhão que tem seus comandos ligados a um software

Portos e terminais do país movimentaram 768 milhões de toneladas de carga em 2008
Produção de veículos em março cresce 34% em relação a fevereiro
Financiamento da safra 2009/2010 pode chegar a R$ 100 bilhões, diz Stephanes

Um simulador de caminhão para capacitar motoristas é uma das atrações da Logistique- Feira Internacional de Logística, Serviços, Transporte e Comércio Exterior, que iniciou ontem em Chapecó.

Dentro de uma carroceria tipo baú foi instalada uma cabine de caminhão que tem seus comandos ligados a um software. O sistema simula a saída do caminhão de um depósito, passa por cidades e rodovias, onde o motorista é testado quando um carro invade a contramão. Há situações também que pessoas saem por trás de um ônibus.

– O simulador deixa o motorista mais preparado para reagir a determinadas situações – afirmou Emerson Gresoski, diretor da empresa Dynamic Games, responsável pelo desenvolvimento do programa.

A empresa foi contratada pelo Instituto Brasil/Canadá (IBC) para desenvolver o produto. O treinamento também altera a percepção do motorista nos comandos inserindo mudanças climáticas como chuva e neblina.

Ao final do teste, o computador emite um relatório do desempenho do aluno, mostrando o uso de freio e consumo de combustível, entre outras variáveis.

Luiz Carlos da Rocha, presidente do IBC, disse que o objetivo é comercializar o software para empresas de transporte prepararem seus funcionários. O simulador pode ser adaptado para treinamento de motoristas de caminhões e ônibus.

A Logistique vai até amanhã, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. O ingresso é gratuito. Os portões abrem hoje das 15h às 22h e, amanhã, das 10h às 17h.

COMMENTS