Pontes terão sistema de iluminação

Com isso, ganham destaque as estruturas de concreto, com feixes de luz azul direcionados da base para o alto. A iluminação das passarelas externas das duas pontes também será revitalizada com a instalação de lâmpadas tipo vapor de sódio (amarelas)

Prefeitos catarinenses se unem contra pedágios
Governo do Rio quer usar barcas flex
Produtor poderá exportar soja pelo porto de Itaqui

No dia em que Ponte Hercílio Luz completa 83 anos, são as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles que ganham o presente. Será inaugurado às 18h de hoje o sistema de iluminação de realce. São 160 lâmpadas especiais – com 400 watts cada, tipo vapor metálico – distribuídas em projetores nos pilares de sustentação (sete projetores em cada pilar).

Com isso, ganham destaque as estruturas de concreto, com feixes de luz azul direcionados da base para o alto. A iluminação das passarelas externas das duas pontes também será revitalizada com a instalação de lâmpadas tipo vapor de sódio (amarelas). O sistema é resultado de um convênio entre a Celesc Distribuição e a prefeitura de Florianópolis.

A iluminação das pontes faz parte de um pacote que inclui avenidas e rodovias da Ilha. A seleção das vias ocorreu por favorecerem atividades econômicas importantes.

Os serviços de melhoria e modernização contemplam a substituição de 1.329 luminárias, reatores e lâmpadas com rendimento cerca de 50% superior ao das existentes, em locais como o trecho entre o Aeroporto Internacional Hercílio Luz e a Via Expressa Sul; da Prainha (túnel da Via Expressa Sul) até a Avenida Beira-Mar Norte; Avenida Mauro Ramos; e trecho entre as praias de Ingleses e Santinho.

Gasto está estimado em R$ 2,5 milhões

Os serviços necessários para a execução do convênio (projetos, aquisição de equipamentos, fiscalização e execução) estão orçados em R$ 2,5 milhões. Serão custeados pela Celesc Distribuição como compensação pela implantação das linhas de transmissão subterrâneas que atenderão à nova subestação Florianópolis Agronômica.

Cabe à prefeitura a realização dos serviços, que estão sendo efetuados pelo consórcio responsável pela manutenção da iluminação pública na Capital, formado pelas empresas Quantum, Sadenco e Enerconsult.

O novo sistema é inaugurado às vésperas da abertura do Congresso Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que começará em Florianópolis amanhã .

COMMENTS