Pantanal negocia com TAM, Azul e Trip

O grande atrativo da empresa é o direito de operar 32 slots (permissão de pouso ou decolagem) por dia em Congonhas, na Capital

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A companhia aérea Pantanal, em processo de recuperação judicial desde dezembro de 2008 e que opera em Bauru com vôos diários para São Paulo, Araçatuba e Marília, está negociando com a TAM, Azul e Trip a venda de parte dos seus ativos operacionais. A negociação faz parte do plano de recuperação que será apresentado pela empresa aos credores no início de abril. O grande atrativo da empresa é o direito de operar 32 slots (permissão de pouso ou decolagem) por dia em Congonhas, na Capital.

De acordo com o advogado Thomas Müller, da Sérgio Müller & Associados, que defende a companhia, as negociações acontecem ao mesmo tempo com as três empresas. O advogado prefere não adiantar qual discussão estaria mais avançada, mas afirma que espera um desfecho positivo das negociações antes da apresentação do plano de recuperação aos credores no próximo mês.

A empresa tem atualmente uma dívida na faixa de R$ 13 milhões a R$ 15 milhões com credores, além de dívidas tributárias, basicamente de PIS e Cofins, que podem chegar a R$ 50 milhões. Segundo Müller, a TAM é uma das principais credoras da companhia. ‘A empresa realizou um empréstimo de cerca de R$ 5 milhões para a Pantanal em 2007, período em que as duas negociavam uma aproximação’, explica. O negócio só não ocorreu, explica, porque a TAM considerou ser grande o risco de contaminação tributária.

Na avaliação da equipe de análise da corretora Link, a TAM figura como principal candidata à compra da Pantanal, pois além de barrar um novo entrante em Congonhas, a empresa está entre os maiores credores da Pantanal. ‘Por outro lado, a Azul tem enorme interesse em operar no aeroporto paulista o quanto antes e poderia pagar um preço de acordo com tal interesse’, destaca em análise divulgada ontem.

Os analistas da Link ressaltam, no entanto, que devido ao tamanho reduzido das operações da Pantanal – a empresa fechou 2008 com 0,17% de participação no mercado doméstico, número já influenciado pela situação ruim da companhia – uma possível aquisição da TAM não teria grande influência nos papéis da empresa. A Link mantém a recomendação de neutro para as ações do setor.

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