Novo terminal de Cruzeiro do Sul (AC) está em fase de finalização

O terminal, com arquitetura inspirada na cultura indígena e paisagismo com plantas nativas da Amazônia, terá capacidade para 300 mil passageiros por ano, cinco vezes mais do que o atual

Motoristas com CNH sem foto devem ficar atentos ao prazo de renovação
Cobrança de pedágio deve seguir
Moinho Pacífico investe em silos para encarar entressafra

O novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (AC) deverá ser concluído em abril próximo. O terminal, com arquitetura inspirada na cultura indígena e paisagismo com plantas nativas da Amazônia, terá capacidade para 300 mil passageiros por ano, cinco vezes mais do que o atual. A Infraero, com a participação do Governo do Acre, investiu cerca de R$ 30 milhões na obra.

No momento, as atividades se concentram na conclusão de instalação de sistemas de ar-condicionado, pára-raios e adequações do sistema elétrico, além da finalização de prédio anexo destinado ao setor de manutenção. O piso utilizado para o edifício semelhante a uma oca (habitação indígena) é de porcelanato. A estrutura de sustentação da cobertura e das telhas é metálica. O estacionamento do terminal comportará 180 automóveis.

O Acre é cortado por rios transversalmente, que, muitas vezes,  dificultam a integração por via fluvial, e é coberto por densa vegetação. Por esse motivo, segundo o superintendente do aeroporto, Osvaldo Dilson, o novo terminal é fundamental para o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos.

Porta de entrada

“Com o novo terminal, Cruzeiro do Sul e região deixam de ser consideradas as costas do Brasil, para se transformarem em uma nova frente, uma porta de entrada, com todas as condições de crescerem e se desenvolverem”, afirmou o superintendente. Ele lembrou que Cruzeiro do Sul é o mais ocidental dentre os aeroportos brasileiros e tem potencial para atender a países vizinhos, principalmente a Bolívia e o Peru.

Raio-x do aeroporto novo terminal:

– Sítio aeroportuário: 15.712.860 m²
– Pátio de aeronaves: 22.500 m²
– Pista: 2.400 m x 45 m
– Capacidade: de 86 mil passageiros/ano para 300 mil passageiros/ano
– Terminal de Passageiros – área: de 515 m² para 3.704 m²
– Estacionamento: de 32 vagas para 180
– Balcões de check-in: de 3 para 10 balcões
– Estacionamento de aeronaves: 3 posições
– Movimento de passageiros (embarque/desembarque) em 2008: 88.937

COMMENTS