Projeto obriga uso de lona em caminhões graneleiros

Se for aprovado o transportador que descumprir a regulamentação será multado e terá o veículo retido para a remoção da carga

Exata Logística expande atuação para Minas Gerais
Azul inicia transporte de passageiros em aeroportos
ANTAQ entrega Plano Geral de Outorgas para o setor portuário à SEP

Tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 3635/08, que torna obrigatório o uso de lonas internas nas carrocerias de caminhões graneleiros e farináceos. Se for aprovado o transportador que descumprir a regulamentação será multado e terá o veículo retido para a remoção da carga.

O texto gera um acerta polêmica porque, conforme explica o assessor técnico da NTC&Logística, Neuto Gonçalves dos Reis, já existe no Código de Trânsito Brasileiro uma regulamentação que determina que o transporte de grãos deve ser feito somente em caminhões que possuam carrocerias de guardas laterais fechadas ou com telas metálicas. “Essas carrocerias já possuem uma vedação completa que impede o vazamento da carga, sendo desnecessário o uso do novo equipamento”, afirma Reis. O novo produto que já possui a patente requerida MU-8300846-2/I.N.P.I beneficiará somente o fabricante e quem pagará a conta será o transportador, avalia Reis.

COMMENTS