IPVA 2009: confira as datas de vencimento

10 estados já divulgaram as tabelas referentes ao imposto

Avião da azul
Número de passageiros transportados cresce 7,4%
CET reduz tempo de remoção de caminhão parado em SP

Com o vencimento de diversos impostos, janeiro costuma ser um mês apertado para o bolso do consumidor. Para aqueles que possuem automóvel próprio, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é mais um imposto que engrossa a lista de pagamentos de início de ano. Até o momento, dez estados divulgaram o calendário de vencimento do imposto (vale lembrar: o imposto é estadual e, por isso, taxação e datas de vencimento variam de estado para estado). Em comum, a maioria apresenta desconto para pagamentos à vista e possibilidade de parcelamento da taxa. Confira abaixo os detalhes de cada estado

Acre

O IPVA pode ser pago em parcela única, com 10% de desconto até o data de vencimento, ou em três parcelas mensais. As alíquotas do estado são: 2% para motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e similares; 2,5% para automóveis, caminhonetes e camionetas e 2,5% para qualquer veículo automotor que não se enquadre nessa descrição. Confira a tabela do valor do IPVA e a tabela de vencimento.

Bahia

Até o dia 10 de fevereiro, o proprietário pode realizar o pagamento com 10% de desconto. Após isso, a opção é pagar no dia do vencimento da primeira cota, com desconto de 5%, ou em três cotas. As alíquotas são 3% para automóveis e utilitários movidos a óleo diesel; 2,5% para os automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis e 1% para ônibus, microônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais. Confira a tabela do valor do IPVA e a tabela de vencimento.

Espírito Santo

No Espírito Santo, o IPVA 2009 pode ser pago em parcela única (5% de desconto) ou em duas parcelas iguais, uma com data de vencimento de acordo com a tabela, e outra, 1 mês depois. A alíquota é de 2% para carros de passeio, de esporte e de corrida, caminhonete de uso misto ou utilitário e de 1% para micro-ônibus, ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores. Confira o valor do IPVA e a tabela de vencimento.

Mato Grosso

O IPVA pode ser pago em parcela única com 5% de desconto ou parcelado. O boleto pode ser emitido pela internet ou retirado nas unidades do DETRAN do estado. Confira o valor do IPVA e a tabela de vencimento.

Minas Gerais

No estado mineiro, pode-se pagar o IPVA em parcela única, com 3% de desconto, ou em três parcelas consecutivas. As alíquotas são: 4,0% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários; 3,0% para caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão; 2,0% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel; 2,0% para motocicletas e similares; 1,0% para veículos de locadoras (pessoa jurídica) e 1,0% para ônibus, micro ônibus, caminhão, caminhão trator. Confira a tabela do valor do IPVA e a tabela de vencimento.

Paraíba

O valor do IPVA pode ser pago em parcela única (com 10% de desconto) ou em três vezes, com vencimento dependendo da placa.

Rio de Janeiro

No Rio, o consumidor pode optar por 10% de desconto ao realizar pagamento único, ou dividir a taxa em três parcelas. As alíquotas são: 2% para ônibus, microônibus, motocicletas, ciclomotores e automóveis movidos a álcool; 3% para utilitários e 4% para automóveis de passeio e camionetas (exceto utilitários), automóvel bicombustível e veículos importados. Confira o valor do IPVA e a tabela de vencimento.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul o desconto para pagamento à vista pode ser de 3% a 5%, dependendo da data que o proprietário efetuar o pagamento. É bom lembrar, neste estado a cobrança começou em 24 de dezembro e vai até 31 de março. As taxas são de 3% para automóvel, camioneta, motor-casa; 2% para motocicleta, motoneta, triciclo e quadriciclo. Confira a tabela do valor do IPVA.

Santa Catarina

Diferentemente dos outros estados, em Santa Catarina o vencimento do IPVA corresponde ao fim da placa, ou seja, janeiro veículos com final 1, fevereiro, final 2 e assim por diante. As alíquotas do IPVA são: 2% para os veículos terrestres de passeios e utilitários, de fabricação nacional ou estrangeira; 1% para veículos terrestres de transporte de carga e/ou passageiros (coletivos), nacionais e estrangeiros; 1% para veículos terrestres destinados à locação; 1% para motos. Confira a tabela do valor do IPVA.

São Paulo

Para São Paulo, há desconto de 3% para que pagar em parcela única, mas somente até o mês de janeiro. Caso queria fazer o parcelamento, o consumidor pode realizá-lo em três parcelas, com vencimento em janeiro, fevereiro e março. Carros a gasolina recolherão 4% sobre o valor venal. Carros a álcool e gás pagam 3%; bicombustível recolhe 4%; picape cabine dupla 4%; utilitários (cabine simples), ônibus, microônibus, tratores e motocicletas pagam 2% sobre o valor venal; caminhões recolhem 1,5%. Os veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos. Confira a tabela do valor do IPVA e a tabela de vencimento. (Hugo Passarelli-Terra)

Link para a matéria

COMMENTS