Minha estréia como articulista

Novo articulista especialista em negócios e mercado de transportes e logística se apresenta e dá uma mostra do mais novo conteúdo do Portal Transporta Brasil

Agressões do Transporte ao Homem e Meio Ambiente
TI Verde
Dicas de segurança na estrada (parte 2)

Saudações caros leitores-internautas do Portal Transporta Brasil! Permitam me apresentar, já que sou o mais novo integrante do time de articulistas e terei a missão de falar aqui neste espaço sobre a comercialização, o mercado de fretes e outros aspectos importantes dos setores de transporte de cargas e logística.

Em 1983 aos 21 anos, iniciei minhas atividades no setor de transportes, ainda jovem, mas já fascinado pela área comercial, aceitei um convite para trabalhar no Expresso Kimar, com o Sr. Cláudio Fernandez, então diretor executivo e responsável por ensinar-me o ABC do transporte.

Em 1984 fui convidado a trabalhar na Braspress, onde conheci o mago das encomendas expressas, o Sr. Urubatan Helou, e não é que aquele perfil empreendedor foi tão contagiante que em 1987 resolvi empreender meu próprio negócio, com apenas 25 anos, com enorme vontade de trabalhar e escrever meu nome na história dos transportes…nossa, quanta pretensão!

Resolvi empreender meu próprio negócio, com foco no segmento de encomendas aéreas. Operávamos exclusivamente no nicho das empresas de Informática, porém 1990 logo após Fernando Collor de Mello assumir a presidência do Brasil,  um de seus primeiros atos foi dar fim a Reserva de Informática e imaginem o que ocorreu: uma quebradeira total no setor. As poucas empresas que se salvaram foram as que de alguma forma se associaram às multinacionais, que invadiram e dominaram esse segmento. Juntando os poucos pedaços que me restaram, migrei as operações para o segmento de encomendas rodoviárias, realizávamos transportes e distribuição entre os grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo. Mas sucumbi aos inúmeros e infernais planos econômicos que se sucederam.

Em 1998, encerramos as atividades e me coloquei disponível ao mercado de trabalho. Aceitei o convite para trabalhar no Expresso Mirassol, onde sem dúvida eu conheci um dos maiores expoentes do transporte nacional: o Sr. Celso Rodrigues Salgueiro Filho, este homem me colocou frente a frente com o mercado de logística, era um  tal de  supply-chain, kanban, milk-run, just-in-time, cross-docking… E clientes exigentes (as montadoras) imaginem vocês que não tinham um parafuso sequer nos estoques, era tudo sobre rodas, era um desafio a cada viagem… Fui gerente comercial até 2001, quando resolvi sair da empresa pela tentação do vil metal, aceitando um convite para trabalhar no Grupo Júlio Simões, onde fiquei até 2003, quando então, saí para uma empreitada totalmente nova para mim até então: o mercado de transportes internacionais.

Iria operar como transportador para todo o Mercosul: Argentina, Paraguai, Uruguai, comunidade Andina…  Bonito o nome, não é? Mas e para fazer o caminhão chegar até lá? São outros quinhentos! Foi uma experiência maravilhosa, aprimorei meu espanhol, conheci outros países, outras culturas, mas sabe o que foi mais engraçado? Descobri que os problemas e as necessidades dos clientes eram os mesmos tanto aqui como lá!

Como o mundo gira e a Luzitânia roda, (lembram desse slogan?) eu e o Celso nos encontramos novamente e desde 2005, quando retornei ao Expresso Mirassol confirmei algo que eu já havia ouvido por diversas vezes, mas que até então não acreditava, achava meio piegas ou soava meio falso… “Eu era feliz e não sabia…” Pois é eu sou feliz mesmo é aqui na Mirassol, e vocês já ouviram dizer que a pessoa quando está feliz e ama o que faz rende mais? Pois é verdade, e podem estar certos de que quando nossos sonhos são coletivos e descobrimos o verdadeiro sentido de trabalhar em equipe, os resultados são muito mais saborosos.

Atualmente sou Gestor Comercial Corporativo e acumulo a gerência Comercial e de Marketing da empresa.

Aguardem novos artigos, neste nosso espaço mensal aqui no Portal Transporta Brasil!

Luiz Carlos de Faria Jr., é gestor Comercial Corporativo do Expresso Mirassol
luiz@transportabrasil.com.br

Visite o perfil do articulista

É proibida a reprodução do conteúdo deste artigo em qualquer meio de comunicação,eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Portal Transporta Brasil. As opiniões emitidas nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Portal Transporta Brasil.

COMMENTS