Combustível renovável para jatos

O produto será produzido no sudeste dos Estados Unidos, informou John Melo, principal executivo da Amyris Biotechnologies, com sede em Emeryville, Califórnia

Projeto proíbe motorista com menos de um ano de carteira de dirigir em rodovias e estradas
Curitiba vai guinchar carros
Temporão considera positivos resultados alcançados no primeiro ano de Lei Seca

Emeryville – Uma empresa de biotecnologia da Califórnia associada a um grupo de brasileiros desenvolveu um diesel da cana-de-açúcar que será vendido como combustível para jatos. O produto será produzido no sudeste dos Estados Unidos, informou John Melo, principal executivo da Amyris Biotechnologies, com sede em Emeryville, Califórnia.

Os cientistas da empresa “criaram um processo dentro da levedura capaz de transformar o açúcar da cana em milhares de moléculas para fabricar diesel e combustível para jatos”, disse Melo. A companhia originalmente usava o processo para produzir matéria-prima para medicamentos contra a malária.

Em novembro, a Amyris abriu um planta piloto em Emeryville produzindo diesel à base de hidrocarboneto renovável, que a companhia planeja comercializar em um ano. A planta produz diesel em pequena escala, com vistas a um uso comercial mais amplo no Brasil em 2010. “Nosso diesel é um produto muito diferente do etanol”, disse Melo.

COMMENTS