Tráfego aéreo internacional cai pelo 2º mês, diz IATA

O tráfego internacional de passageiros caiu 1,3% em outubro, na comparação com o mês anterior, de acordo com informações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, sigla em inglês)

Carga tributária do IPVA em Mato Grosso é uma das menores do país
Embraer avalia que o pior já passou
Azul inicia transporte de passageiros em aeroportos

Refletindo os impactos da crise financeira mundial, o tráfego aéreo internacional apresentou declínio pelo segundo mês seguido. O tráfego internacional de passageiros caiu 1,3% em outubro, na comparação com o mês anterior, de acordo com informações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, sigla em inglês).

O load factor atingiu 75% no décimo mês deste ano, apontando recuo de 2%. Em comunicado, Giovanni Bisignani, CEO e diretor-geral da IATA, afirmou que o pessimismo continua e a situação da indústria também é critica. ‘Embora a queda nos preços do petróleo seja bem vinda, hoje a recessão é a maior ameaça para a rentabilidade de uma companhia aérea.

Segmentando por mercados, na Ásia, as empresas observaram um decréscimo de 6,1% no tráfego de passageiros em outubro. Enquanto que nos Estados Unidos o recuo foi de 0,8%, ligeiramente abaixo do apresentado em setembro, queda de 0,9%. Já as transportadoras européias, o movimento foi o contrário, foi percebida uma expansão de 1,8% em outubro. E as transportadoras africanas foi apontado o maior declínio do mês, ao registrar 12,9%.

‘O ligeiro abrandamento no processo de diminuição do tráfego de passageiros é provavelmente temporário’, destaca Giovanni Bisignani. (DC – InvestNews)

Link para a matéria

COMMENTS