Obama vence eleições nos Estados Unidos e diz que “mudança chegou”

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos já tinha a vitória praticamente assegurada por volta das 3h30 (horário de Brasília) da madrugada de hoje (5)

Volvo demite 100 em fábrica do interior de São Paulo
Megaestaleiro desembarca em Rio Grande
Petrobras encontra óleo em reserva da bacia de Campos

O candidato democrata Barack Obama venceu as eleições presidenciais norte-americanas e em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito – depois que o candidato republicano John MaCain reconheceu a derrota – disse que a “mudança chegou” aos Estados Unidos. Ele falou para milhares de pessoas, em um parque da cidade de Chicago.

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos já tinha a vitória praticamente assegurada por volta das 3h30 (horário de Brasília) da madrugada de hoje (5). Pelas projeções, Obama havia assegurado a vitória em pelo menos 338 votos do Colégio Eleitoral, superando os 270 votos necessários, segundo informações da BBC Brasil.

MaCain admitiu a derrota com uma declaração em sua base eleitoral na cidade de Phoenix, no estado do Arizona, logo depois de cumprimentar Obama numa conversa telefônica. O candidato do Partido Republicano disse que “o povo americano falou, e falou claramente”.

O resultado final das eleições americanas ainda vai demorar alguns dias para ser anunciado, mas as indicações até agora são de que houve um comparecimento recorde às urnas, apesar de o voto não ser obrigatório. As expectativas de alguns analistas são de que 130 milhões de pessoas tenham votado. Se esse número se confirmar, este terá sido o pleito com maior presença de eleitores desde 1960.

Link para a matéria

COMMENTS