Viações aplicam promoções ao modo das aéreas

As medidas se intensificaram depois que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) aprovou uma série de medidas para aumentar a competição no setor entre as viações interestaduais

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Para tentar manter um público cativo, as empresas que transportam passageiros recorrem a promoções antes visto apenas na aviação comercial. As medidas se intensificaram depois que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) aprovou uma série de medidas para aumentar a competição no setor entre as viações interestaduais.

A Auto Viação 1001, por exemplo passa a oferecer, a partir da próxima terça-feira descontos de até 25% no preço das passagens da linha Rio de Janeiro – São Paulo e Niterói – São Paulo, dois dos principais eixos rodoviários do País. Os descontos serão concedidos em dias e horários variados e em parte das poltronas dos serviços leito e executivo – estratégia já utilizada pela aviação. Para garantir as passagens com maiores descontos, os clientes devem comprar e consultar os horários e as poltronas que estão na promoção através da internet, no site www.autoviacao1001.com.br, pela central de vendas (021 ou 11) 4004-5001, ou nos mais de 200 pontos de vendas de passagens nas rodoviárias e agências credenciadas.

A promoção segue o modelo já adotado em algumas companhias aéreas e liberado ano passado para as empresas de transporte rodoviário pela ANTT, que autoriza as empresas rodoviárias ofertar tarifas promocionais em horários específicos, não sendo obrigatório o oferecimento de igual promoção em todas as poltronas na mesma viagem.

Na avaliação do superintendente da 1001, Heinz Wolfgang Kumm Júnior, a maior liberdade tarifária possibilita às empresas de ônibus disputar e oferecer melhores tarifas aos passageiros.

Concorrente da 1001, a Itapemirim tem diversas promoções em várias linhas. “As promoções têm se tornado uma prática comum entre várias empresas do setor, só que algumas não fazem marketing das promoções”, afirmou o gerente nacional de vendas da Itapemirim, Emílio Martins Mendes.

Tarifa para baixa renda

A Itapemirim lançou em novembro um serviço popular de ônibus destinado ao público de menor renda e cujo principal atrativo é a tarifa econômica. Batizado de Bombon, o novo serviço oferece ao passageiro em média uma redução de 20% a 30% no preço do bilhete em linhas que ligam o Sudeste ao Nordeste.

Na rota Rio-São Paulo, a Itapemirim pratica descontos de até 33,5%. A passagem do ônibus leito cai de R$ 124 para R$ 93. “Nesta linha, o objetivo é manter um bom serviço para homens de negócios que priorizam o ônibus”, disse Mendes. (Wagner Oliveira – Gazeta Mercantil)

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