Estatal Entrega Biodisel

O carregamento, com 44,78 mil litros do combustível, saiu da Usina de Candeias, na Bahia, a primeira de propriedade da estatal petrolífera a ser construída no País

Crédito do BNDES deve aumentar importancia de clientes nacionais para Embraer
Código de trânsito pode ficar mais severo
Tegma contrata Formador de Mercado

A Petrobras Biocombustível entregou na sexta-feira a sua primeira produção comercial de biodiesel. O carregamento, com 44,78 mil litros do combustível, saiu da Usina de Candeias, na Bahia, a primeira de propriedade da estatal petrolífera a ser construída no País. A entrega faz parte da produção vendida nos leilões de biodiesel realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Ao todo, foram vendidos 8 milhões de litros de biodiesel. A Usina de Candeias tem capacidade para produzir 57 milhões de litros de biodiesel por ano. A Petrobras Biocombustível também conta com outra usina de biodiesel no município de Quixadá, no Ceará, e uma terceira usina, em Montes Claros (MG), está em fase final de montagem. A capacidade total de produção das três usinas está prevista para alcançar 170 milhões de litros por ano.

Repsol inicia perfuração

A espanhola Repsol inicia hoje a perfuração de seu primeiro poço como operadora no Brasil, o Panoramix. A sonda semi-submersível Sovereign Explorer (Sovex), contratada pela empresa chegou ao campo Panoramix, na região pós-sal da bacia de Santos, neste final de semana. A expectativa da Repsol é encontrar reservas basicamente de gás na reserva. O campo fica no Bloco Marítmo Submarino 48 (BM-S-48), que está a 290 quilômetros da costa de Niterói, no RIo de Janeiro, local onde estará baseada toda a operação de perfuração da Repsol. A sonda Sovex é capaz de operar em lâmina de água de até 1.280 metros e perfurar até 8.902 metros de profundidade. O consórcio do campo é operado pela Repsol, com 40% de participação, e tem como sócias a Petrobras (35%), a Woodside (12,5%) e a mineradora Vale (12,5%). Até abril de 2009, a empresa, que já é a terceira maior produtora de óleo no País, atrás da Petrobras e da Shell, irá perfurar outros dois poços – Guará e Carioca, ambos localizados na região do pré-sal da bacia de Santos, dos quais a Repsol participou das descobertas. (Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 6)

Link para a matéria

COMMENTS