Investimento em talentos é fonte de resultados

“Dê ao homem um peixe e ele se alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e ele se alimentará por toda a vida”

Direitos dos passageiros em caso de atrasos ou cancelamentos de voos
Transparência opaca
Convênio ICMS CONFAZ 59/2012 e o parcelamento das empresas em recuperação judicial

“Dê ao homem um peixe e ele se alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e ele se alimentará por toda a vida”. Este antigo provérbio chinês continua atual como nunca e retrata bem uma premissa básica para o desenvolvimento de pessoas. Ensinar a pescar seu próprio peixe ao longo da vida se tornou uma questão vital para acompanhar as tendências do mundo corporativo, desenvolver e renovar competências.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, o desenvolvimento profissional não é apenas uma preocupação de quem deseja garantir seu posto de trabalho. Hoje, a captação e a retenção de talentos tornaram-se ações indispensáveis à Gestão de Pessoas de inúmeras empresas e, dentro dessa realidade, o investimento no colaborador ganha destaque acentuado.

Para isso, não basta apenas olhar para o mercado. Estar capacitado para enfrentar esses desafios exige uma habilidade mais poderosa do que os nossos cinco sentidos, que é a consciência. Cada pessoa tem a sua percepção de quais são as suas possibilidades em um empreendimento. Ser bem-sucedido é ter consciência dos caminhos para a realização (sejam eles bons ou ruins). Assim, o candidato pode definir quais são as áreas que ele deve continuar progredindo e quais são os setores que ele tem que desenvolver para conquistar seu objetivo dentro do mercado.

O sucesso do negócio depende de se estar bem preparado e capacitado, não só profissionalmente, mas também de maneira emocional e intelectual. Atualizar-se constantemente, inclusive recorrendo a treinamentos adequados, pode ser o caminho. Com isso, o colaborador terá mais informações para tomar decisões e encarar o novo desafio, além de encaminhar-se, com mais segurança, para o sucesso pessoal e profissional.

Cláudio Neris é especialista em Treinamento e Desenvolvimento Humano.
claudio@transportabrasil.com.br

Visite o perfil do articulista

É proibida a reprodução do conteúdo deste artigo em qualquer meio de comunicação,eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Portal Transporta Brasil. As opiniões emitidas nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Portal Transporta Brasil.

COMMENTS