Conab prevê a maior colheita de café dos últimos cinco anos

O número é 0,68% maior que as 45,54 milhões de sacas previstas no levantamento anterior

Eixo suspenso será cobrado nas praças de pedágio de SP a partir do dia 28/7
Renault comemora recorde de participação no mercado brasileiro
Pedágio teto de duas rodovias que serão leiloadas sobe, em média, 29%

Em meio aos rumores de quebra na produção de café, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima a colheita no Brasil. A estatal afirma que a colheita será de 45,85 milhões de sacas neste ano. O número é 0,68% maior que as 45,54 milhões de sacas previstas no levantamento anterior. É o melhor resultado desde 2002/2003, quando a safra atingiu 48,48 milhões de sacas, incluindo as variedades arábica e conilon (robusta).

Os dados integram a terceira estimativa da safra 2008/2009 da Conab e diz que a colheita de café deste ano será 35% maior que o da safra passada, que foi de 33,7 milhões de sacas. O aumento da produção deve-se, em parte, à bienalidade dos cafezais do tipo arábica. Ou seja, essa variedade apresenta alta produção em um ano e mais baixa no ano seguinte, de forma cíclica e contínua.

O diretor de logística e gestão empresarial da Conab, Sílvio Porto, destacou ainda que houve a entrada em produção de cafezais que estavam em formação ou em processo de renovação. Ajudaram ainda na expansão da colheita fatores como a regularização das chuvas a partir da 2 quinzena de outubro e os bons tratos culturais nas lavouras.(Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 10)(Ayr Aliski e Roberto Tenório)

Link para a matéria

COMMENTS