Motociclistas continuam sendo as maiores vítimas fatais no trânsito

A maior quantidade de mortes aconteceu no mês de abril, quando 36 condutores de motocicletas morreram

UFRJ inaugura laboratório voltado ao pré-sal
Tegma pode recomprar até 6,99% de suas ações
Arquivado projeto que incluía foto como prova de infração de trânsito

O levantamento semestral feito pelo Núcleo de Monitoramento Estatístico do Detran mostra que o motociclista é o segmento que mais morre no trânsito, tomando como base os números registrados até julho deste ano. De acordo com os dados, foram 178 vítimas fatais nas vias do Estado. A maior quantidade de mortes aconteceu no mês de abril, quando 36 condutores de motocicletas morreram.

Comparado com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 53% na quantidade de vítimas fatais cuja condição era motociclista (116). O pedestre apareceu no primeiro semestre de 2007 como a vítima fatal mais freqüente (156).

O aumento na quantidade de motociclistas mortos em acidentes de trânsito, segundo avalia o coordenador de planejamento do Detran, Luiz Otávio Miranda, é reflexo do crescimento acelerado da quantidade de motocicletas que compõe a frota paraense. A moto é o veículo que mais cresce. Ela já chega a 41% de toda a frota. “O ritmo de crescimento, hoje, supera a frota de automóvel. Municípios como Santarém, Breves e Altamira são os que mais vêm se destacando no crescimento desse tipo de veículo”, ressalta.

Em Belém, no mesmo período, 10 motociclistas morreram. Mas, diferente do comportamento registrado em todo o Estado, na capital, o segmento que aparece com mais freqüência como vítima fatal é o pedestre. De janeiro a julho deste ano, segundo os dados do Detran, 33 pedestres morreram na capital, o que representa 51% da quantidade total de vítimas fatais. As mortes mais freqüentes ocorreram no mês de maio (8) seguido de fevereiro (6) e março (6).

Em todo o Estado, segundo levantamento do Detran, morreram 155 pedestres, representando 25% do número total de vítimas fatais no trânsito.

O quadro levantado pelo Detran mostra que o automóvel foi o veículo que mais se envolveu em acidente no primeiro semestre (9. 075) seguido da motocicleta (4. 035) do ônibus (1. 652) e da caminhonete (1. 250).

Confira o quadro de vítimas fatais por condição no Pará

Condição…………Total

——————————

Motociclista………….178

Pedestre…………….155

Passageiro………….122

Ciclista………………..77

Condutor……………..62

Não informado………..3
Total………………….597

Link para a matéria

COMMENTS