Lula afirma que exploração do pré-sal vai alavancar indústria naval brasileira

Segundo cálculos do presidente, o país precisará de 38 sondas para explorar as reservas

Gollog inicia operações de carga no Uruguai
IBGE estima safra recorde de 146,5 milhões de toneladas de grãos este ano
Entra em vigor hoje sistema de pagamentos em moeda local no comércio Brasil-Argentina

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a exploração de petróleo na camada pré-sal servirá para alavancar a indústria naval nacional.

“Queremos aproveitar esse petróleo para recuperar a indústria naval brasileira, fazer os estaleiros que faltam, construir os navios, as sondas”, afirmou Lula no 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Gramado (RS).

Segundo cálculos do presidente, o país precisará de 38 sondas para explorar as reservas, sendo que cada uma custa em torno de US$ 700 milhões.

Ainda segundo Lula, a idéia é vender derivados de petróleo e não o óleo bruto. “Vamos produzir refinarias para produzir gasolina premium, para exportar para Europa, os Estados Unidos. Não vamos ser exportadores de óleo cru”, disse o presidente

Lula criou uma comissão interministerial para definir mudanças nas regras para a exploração de petróleo devido a descoberta do óleo na camada pré-sal, cujas reservas são estimadas entre 40 bilhões e 80 bilhões de barris.

A comissão, coordenada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve apresentar as conclusões do estudo ao presidente até o dia 19 de setembro. (Carolina Pimentel – Repórter da Agência Brasil)

Link para a matéria

COMMENTS